terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A colonização e independência dos Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América fazia parte do território inglês, no entanto, por volta do século XVII a Inglaterra não dispunha de tempo e dinheiro para vigiar sua colônia de perto já que estava ocupada em conquistar e comercializar com os países africanos e asiáticos. Assim comunidades inglesas viram o Novo Mundo como uma oportunidade de fugir das perseguições religiosas que sofriam e começaram a migrar para as terras americanas a partir de 1620.

Ao chegar os colonos se organizaram em 13 colônias distintas e começaram a expulsar os indígenas. Entre essas colônias existiram diferenças na maneira de sobreviver, por exemplo:

  1. Nas colônias do Norte viviam os ingleses puritanos em pequenas e médias propriedades, em sua maioria produtores livres que praticavam policultura de milho, centeio, cevada, trigo e frutas; além disso, extraíam madeira e peles de animais, criavam porcos, carneiros e ovelhas, caçavam baleias e mantinham comercio marítimo com Antilhas e litoral africano ocidental. Possuíam governos próprios mantendo certa autonomia em relação a metrópole.
  2. Nas colônias do Centro viviam os ingleses anglicanos e católicos em pequenas e médias propriedades, em sua maioria produtores livres que praticavam uma agricultura diversificada de produtos semelhantes ao das colônias do norte; além disso, criavam bois, cabras e porcos, exportavam madeira, peles e peixe seco enquanto importavam açúcar e vinho entre outros produtos. Assim como o norte também possuíam governos próprios mantendo certa autonomia em relação a metrópole.
  3. Nas colônias do Sul viviam os ingleses anglicanos e católicos proprietários das grandes plantations de tabaco, algodão, arroz e índigo sustentadas pelo trabalho escravo e destinadas ao mercado externo. O comércio lhes mantinham ligadas a metrópole.
Para mais detalhes, observe no mapa a localização das treze colônias e confira a vídeo-aula sobre o tema:



Somente anos mais tarde durante a Corrida para Oeste que o restante do território americano seria anexado as possessões dos Estados Unidos da América configurando o espaço ao qual corresponde atualmente. Nesse processo os habitantes locais: os indígenas, foram os que mais sofreram perdas. Aos poucos eles tiveram suas terras invadidas, suas tribos desfeitas e sua cultura ameaçada, esse processo de expulsão das tribos é trabalhado no livro: Enterrem meu coração na curva do rio de Dee Brown.

Confira detalhes sobre o processo de Independência dos Estados Unidos da América na vídeo-aula que segue:


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Iluminismo; não tenha medo de usar o intelecto

O Iluminismo, ou século das Luzes, foi um movimento intelectual e político europeu do século XVIII baseado na crença na razão. Esta libertaria os homens das trevas da ignorância e da superstição levando-os a liberdade, felicidade e bem estar social. Seu nome originou-se da idéia de que a Europa vivia, desde a época medieval, um período de trevas resultante do controle da Igreja sobre a sociedade, só a razão poderia colocar a humanidade no caminho da luz.

O movimento foi uma reação ao Antigo Regime. Seus membros criticavam a influencia política e cultural da Igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo, os monopólios comerciais de certas corporações do Estado e a censura às idéias “perigosas”, batalhavam contra a ignorância, defendiam a educação do povo, a criação de escolas para todos e a liberdade religiosa. Tinham uma visão otimista sobre a capacidade do homem em criar um mundo melhor, realizar inventos e controlar a natureza. Divulgar o conhecimento era sua principal atividade, isso os levou a criação da Enciclopédia entre 1751 e 1780.

Principais pensadores iluministas

Autor
Principal Obra
Conteúdo

 



François-Marie Arout
(Voltaire)

(1649 – 1778)

Filósofo francês





Cartas inglesas





Ataques ao absolutismo e à intolerância religiosa e defesa da liberdade de expressão.

 




Denis Diderot

(1713 – 1784)

Filósofo francês





Enciclopédia





Dicionário ilustrado de todo o conhecimento ocidental existente na época.

  



Jean D’Alembert

(1717 – 1783)

Matemático francês





Enciclopédia




Dicionário ilustrado de todo o conhecimento ocidental existente na época.

 


Charles-Louis de Secondant

(Barão de Montesquieu)

(1689 – 1755)

 Filósofo francês





O espírito das leis




Crítica ao poder absoluto dos reis e defesa dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.









Jean-Jacques Rousseau

(1712 – 1778)

Filósofo francês



Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens




Critica ao poder absolutista e defesa da soberania popular (governantes submetidos à vontade do povo)

 




Adam Smith

(1723 – 1790)

Economista inglês



Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações



Crítica ao mercantilismo e defesa do liberalismo econômico (não interferência do Estado na economia). "laissez faire, laissez passer", que significa literalmente "deixai fazer, deixai passar".

  




David Ricardo

(1772 – 1823)

Ecomista inglês



Princípios de economia política e tributação




Crítica ao mercantilismo e defesa do liberalismo econômico (não interferência do Estado na economia).

Baseando-se nas idéias de alguns filósofos franceses (iluministas), diversos monarcas procuraram modernizar seus Estados na segunda metade do século XVIII. Não se tratava de relaxar o absolutismo, mas sim de trazer felicidade aos súditos e garantir seu apoio ao governo. Esses reis ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos.

Com o iluminismo instalava-se uma noção otimista do mundo que não teria como interromper seu progresso no momento em que o homem contava com o pleno uso de sua racionalidade. Os direitos naturais, o respeito à diversidade de idéias e a justiça deveriam trazer a melhoria da condição humana. Assim o movimento motivou as revoluções burguesas que trouxeram o fim do Antigo Regime e a instalação de doutrinas de caráter liberal. Para mais detalhes sore o movimento iluminista, assista à vídeo-aula que segue:


Agora você já conhece um pouquinho sobre cada um dos principais iluministas, que tal memorizar as características de cada um deles brincando? Imprima o Jogo da Memória dos Iluministas e divirta-se (clique nas imagens para ampliá-las):