quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O professor do século XXI


Após alguns acontecimentos durante as aulas resolvi parar um pouco e reavaliar a didática que estava utilizando. Os problemas incomodavam e não encontrava uma saída com os conhecimentos recebidos durante a faculdade por isso decidi procurar ajuda, pensei em começar por uma boa leitura. Uma professora de minha família me indicou alguns textos dos quais um deles em especial me ajudou a enxergar diversos erros que vinha praticando, o texto é um artigo de Julio Groppa Aquinno intitulado: A indisciplina e a escola atual. A partir dele eu cheguei a algumas conclusões como:

  • O papel do professor em sala de aula não é disciplinar as crianças, caso ele tente fazer isso estará desperdiçando seu tempo e energia com algo que não é sua função. Tentar se tornar amigo delas também não resolverá o problema porque pode acabar causando uma intimidade exagerada que virá a atrapalhar o seu trabalho do mesmo modo que a falta de disciplina.
  • Quando os alunos se mostram desinteressados acabam procurando algo mais interessante, como o celular por exemplo, e isso não é indisciplina, isso ocorreu simplesmente porque ele estava entediado e sem tarefas que lhe despertasse interesse.
  • Caso o aluno se mostre realmente difícil de conviver é porque existe algo com o professor, afinal, na maioria das vezes ele se entende com algum outro educador. Nesse caso não é indicado bater de frente, pois agir com rispidez só vai provocar mais ressentimento e amargura, chame-o em particular e tente conversar, os acordos são sempre o melhor caminho.
  • Um docente nunca deve iniciar um ano letivo sem deixar clara a sua personalidade e estabelecer as regras das aulas em comum acordo com os estudantes, uma vez que eles só irão respeitá-lo se sentirem-se reciprocamente respeitadas tendo direito a participar das decisões que vão conduzir a classe.
  • Quando o educador se depara com um aluno consideravelmente mal educado ele não deve chamar os pais na escola, afinal, os pais chamam ele em casa para saber o que está acontecendo quando o filho desobedece-os? É uma questão simples: os pais ensinam a moral, os professores ensinam conteúdos. Cada um deve manter suas próprias regras com a criança.
  • Gritar e dar ordens funcionava entre as décadas de 60 e 90 durante a ditadura militar. O contexto social era completamente diferente, as escolas, como qualquer relação daquela época, eram regidas pelo medo. Isso não existe mais, os alunos de hoje não foram criados na base do temor por isso ameaçar, proibir e chantagear só vão fazer os jovens rirem do educador que ficará cada vez mais frustrado.
  • Para lecionar nos dias de hoje é necessário muito amor á profissão, o professor precisa adorar sua função social e reconhecer sua importância porque só assim ele terá forças para lidar com tantos desafios e encarar um dia a dia de malabarismos para conquistar a atenção dos alunos. 
Deixo aqui estes pequenos conselhos e desejo a todos os educadores
muita energia e sucesso nessa nobre caminhada!