segunda-feira, 31 de março de 2014

Perón e Evita

(Perón e Evita durante discurso político)
Perón e Evita foram grandes representantes de uma política assistencialista dedicada a conquistar eleitores utilizando o favorecimento econômico. Até hoje, seus nomes são lembrados carinhosamente pela população de baixa renda argentina. Mas, logicamente, nem todas as suas atitudes foram frutos de uma benevolência desinteressada. Confira o lado perverso do governo peronista:

Juan Domingos Perón governou a Argentina entre 1946 e 1955, e mais tarde entre 1973 e 1974. Suas decisões acabaram parando a economia do país que, na época, era o 9º no ranking mundial comercial, o único da América Latina a possuir metrô, contava com a melhor rede escolar do continente, possuía grandes reservas de petróleo na Patagônia e uma renda superior à dos Estados Unidos da América e da Inglaterra. Buenos Aires era só cultura e dinheiro, tão encantadora quanto Paris ou Nova York, mas tudo isso foi destruído pela ganância de Perón.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Perón foi até a Europa exercendo a função militar de decidir em qual lado a Argentina ficaria. Voltou de viagem ao lado do Eixo e completamente apaixonado pelas ideias de Hitler e Benito Mussolini, tanto que permitiu que alguns nazistas e fascistas se refugiassem no solo argentino.

Para evitar problemas com a população e liderá-la facilmente, o presidente "vestiu a camisa" dos trabalhadores. Ele deu tantos aumentos e dificultou tanto a demissão que os funcionários começaram a trabalhar dois dias e folgar um, pois sabiam que não poderiam ser punidos por seu patrão. As empresas ainda sofriam com a ameaça de estatização, por isso muitas marcas foram parando a produção ou mecanizando o processo, o que provocou um sério aumento nos preços gerando alta inflação.

No departamento rural, Perón criou o IAPI que pagava muito pouco aos produtores argentinos por suas mercadorias e revendia-os a preços absurdos para outros países, isso até perder sua clientela. Investidores estrangeiros não quiseram mais investir no país, assim o presidente comprou as indústrias de base pagando caríssimo por elas e deixando-as de lado, além de intervir até em empresas particulares. Nas escolas, os livros ensinavam à ler e escrever com frases como: Perón nos ama!

O povo se mantinha fiel a Perón, tanto que, em 17 de outubro de 1945, milhares de trabalhadores "descamisados" foram até a Casa Rosa, onde ele estava detido por militares, para exigir sua libertação. Saindo dali ele se tornou vice-presidente e casou-se com Eva Duarte (Evita), uma atriz sem fama que começou a dar dinheiro para os pobres e construir fundações beneficientes com seu próprio nome. Ela discursava contra a ganância capitalista que incomodava o governo de seu marido, mas possuía joias equivalentes à 19 milhões de pesos.

Em 1946, quando Perón venceu as eleições presidenciais, colocou o país em favor de uma guerra que poderia acontecer. Dois anos mais tarde, instaurou o desacato e a censura, além de autorizar as pessoas a matarem qualquer pessoa que criticasse seu governo, assim as guerrilhas tomaram as ruas do país. Em 1952, com a morte de Evita, é criada a UES para entreter o presidente que passou a se divertir em público com estudantes que simbolizavam sua farra e gastos excessivos.

Após 20 anos afastado do governo, Perón consegue se reeleger, mas voltou ao poder apresentando os mesmos problemas administrativos. Morreu aos 78 anos no dia primeiro de julho de 1974, deixando o governo para sua vice-presidente e atual esposa, Isabelita

Se você gostou das informações desse post, confira mais detalhes lendo o livro Guia Politicamente Incorreto da América Latina de Leandro Narloch e Duda Teixeira. Sinta-se a vontade para deixar sua opinião nos comentários abaixo, até mais!

domingo, 23 de março de 2014

A Teoria da Criação 2014

A Teoria da Criação é a explicação religiosa para o surgimento dos humanos na terra. Segundo ela, depois de ter criado o mundo e os animais, Deus teria sentido falta de alguém que cuidasse do planeta e rezasse por ele e então decidiu criar um animal especial e inteligente: o ser humano.

Primeiro ele teria feito Adão a partir do barro e para que a espécie sobrevivesse tirou uma das costelas do homem para fazer a Eva. Ambos teriam recebido a vida através de um sopro no nariz e dessa maneira tanto homem quanto mulher teriam sido feitos á imagem e semelhança de Deus. Os detalhes da criação são narrados no livro do Gênesis no Antigo Testamento Bíblico.

Após explicar essa teoria nas salas de aula dos sextos anos do ensino fundamental foi solicitado que os alunos reproduzissem o momento da criação dos seres humanos através de um desenho. O resultado foi satisfatório e os melhores estão anexados abaixo:

(Tainara Martins - 6º ano V)

(João Victor Velho da Silveira Carneiro - 6º ano II)
(Aline Pires Cavalheiro - 6º ano II)
(Gabriela Ribeiro Pinto - 6º ano II)
(Leticia Fernandes de Souza - 6º ano I)
(Valeska Lopes Cardoso - 6º ano I)
(João Vinicius de Oliveira Teles - 6º ano VI)
(Tiago Beraldo - 6º ano V)
(Thuani K. Wilirich - 6º ano IV)