segunda-feira, 14 de julho de 2014

Grécia, os amantes da sabedoria e do corpo



(Teatro grego)

Atualmente a Grécia é um país europeu repleto de vestígios do passado que enfrenta uma séria crise financeira, mas na antiguidade foi um grupo de cidades-estado muito poderoso. Vejamos sua trajetória:

A formação grega

A região aonde a Grécia surgiu era composta por parte do continente e também por diversas ilhas europeias que ficavam bem próximas ás terras persas. Esse território abrigava uma série de povos muito importantes como os Micênicos e os Cretenses. Essas sociedades tinham uma ótima organização centrada no poder de seus reis num sistema muito parecido com os da Mesopotâmia e do Egito, mas começaram a ser invadidas por Dórios, Aqueus, Jônios e Eólios há aproximadamente 4.000 anos atrás. Assim acabaram se dissolvendo e deixando a região sem um governo centralizado. As famílias mais antigas de cada região (aristocratas) começaram a organizar o povo em torno de si tomando as decisões junto de uma assembleia formada por pessoas de famílias tradicionais, esse tipo de governo é conhecido como Genos. Mais tarde esses genos se tornaram mais organizados, além da assembleia existiam também conselhos, ministros e juízes, por isso passaram a ser chamados de cidade-estado ou pólis.

As cidades-estado gregas

As cidades eram formadas por três partes:
  • Acrópole: parte mais alta e cercada por muralhas onde ficavam os templos e os edifícios do governo;
  •  Asty: parte baixa onde ficavam o tribunal, ginásio, teatro, estádio, algumas casas e a praça pública;
  •  Zona rural: parte afastada onde ficavam as aldeias, campos, pastagens e florestas.

Dentre as cidades que faziam parte da Grécia, podemos destacar duas: Atenas e Esparta. Ambas eram poderosíssimas, mas cada uma de sua maneira. Atenas era pacífica e democrática voltada para o conhecimento, diálogo, política e filosofia. Enquanto que Esparta era completamente o oposto disso tudo, agressiva, oligárquica e predadora, sempre em guerras tentando conseguir novos territórios. Essas duas cidades acabaram levando o império grego ao declínio como veremos no fim desse texto.

Arquitetura

As construções gregas eram harmoniosas, proporcionais e luxuosas. Nelas as ordens (bases, colunas e capitéis) eram destaque, pois geralmente eram feitas com o melhor mármore disponível para mostrar sua imponência.

Arte

A arte grega procurava expressar os valores do Bem e do Belo principalmente através de Deuses e Heróis:
  • pintura de todos os tipos de vasos era feita com as cores preta e vermelha exibindo imagens de mitos, batalhas e também de atividades do cotidiano.
  • As esculturas quase não existem mais, só a conhecemos por causa das cópias feitas pelos romanos. Geralmente elas ficavam nos edifícios públicos. No início eram uma única pessoa feita em mármore e bem colorida. Depois o bronze começou a ser utilizado enquanto que os corpos ganhavam  exaltação, suavidade e tranquilidade. Por último começaram a fazer grupos de pessoas com bastante expressão. Em todas essas fases a regra era simples: mulheres deveriam ser esculpidas vestidas e os homens nus.
  • teatro foi inventado para homenagear o Deus Dionísio e também para corrigir os humanos. Os ingressos eram pagos, os escravos não podiam entrar, as mulheres não atuavam, os atores usavam máscaras e fantasias, as arenas tinham formato de meia lua e contavam com guindastes e coral para valorizar as cenas, havia vendedores ambulantes e as peças eram tragédias ou comédias sobre o cotidiano, a política, os mitos e os deuses. Mas o que mais impressionava era a pedra utilizada nas arquibancadas que era capaz de ecoar o som até a última fileira de espectadores sem alterar as vozes ou o volume dos atores.


Filosofia

Surgiu em 600 a.C promovendo o pensamento (Filos: amor e Sofia: sabedoria). Era uma busca pelo conhecimento realizada nas praças públicas por homens que conversavam e debatiam todos os conhecimentos da época até que resolveram separa-los: matemática, astronomia, biologia, medicina, história, etc.

Alimentação

Os gregos se alimentavam com bastantes pães, azeite, mel, vinho, vegetais e peixes.

Esporte

Para os gregos a pessoa bela era aquela que praticava exercícios físicos ou mentais como: corrida, arremesso, música, política, conhecimento, arte, etc. Tudo isso era praticado nos ginásios onde só era permitida a entrada de meninos, pois circulavam nus para ter mais conforto durante as atividades. Foi na Grécia que os jogos olímpicos foram criados, neles as cidades competiam entre si nos quesitos coragem, força, inteligência e beleza.

Religião

Os gregos eram politeístas, não tinham regras de conduta nem um livro sagrado por isso as histórias eram transmitidas oralmente. Costumavam se comunicar com os deuses pelos sonhos ou oráculos (sacerdotes). Cada cidade cultuava seus deuses com oferendas, cultos, festivais, procissões e esportes. Os templos eram construídos em pedra para serem admirados de fora. Os altares ficavam na rua, eram revestidos com mármore branco, tinham proporções matematicamente exatas exibindo muita harmonia. Os templos mais impressionantes foram construídos por volta de 550 a.C, como o Parthenon na cidade de Atenas.

Mitologia

É um conjunto de histórias sobre deuses, heróis e outros seres. Procura explicar a realidade, afinal, não existia a ciência para explicar o mundo:
  • Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade a todos;
  • Centauros: seres com o corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. Mostravam o conflito entre a razão e os impulsos humanos.
  • Sereias: mulheres com metade do corpo de ave, seu belo canto seduzia as pessoas.
  • Minotauro: monstro com corpo de homem e cabeça de touro. Figura forte e feroz que habitava um labirinto na ilha de Creta despertando a curiosidade de aventureiros. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas por ano.
  • Sátiros: Seres masculinos com corpo de carneiro, cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. Vagavam pelas montanhas e bosques tocando flauta para despertar o sono.
  • Medusa: Transformava em pedra qualquer pessoa que olhasse diretamente para ela. Esse dom foi uma maldição de Atena por Medusa ter feito amor com Poseidon no templo atenense. Foi morta por Perseu.
  • Heróis: semideuses mortais: filhos de deuses com seres humanos. Hércules é o mais conhecido.
  • Deuses: eram imortais e moravam no monte Olimpo. Tinham aparência e sentimentos humanos. Controlavam a vida das pessoas, sofriam conflitos e se relacionavam. Todos representavam alguma força da natureza, qualidade, profissão e/ou atividade.


Declínio


A Grécia enfraqueceu durante os vinte e sete anos de lutas entre a Liga de Delos (comandada por Atenas) e a Liga do Peloponeso (dirigida por Esparta). As duas cidades queriam decidir qual delas iria liderar as cidades gregas. Os macedônios aproveitaram essa crise grega para invadir o local buscando minérios. O primeiro invasor foi Felipe II e depois seu filho Alexandre III (o Grande), juntos eles dominaram a maioria das terras gregas. Felizmente, Alexandre não deixou que os conhecimentos gregos se perdesse, ele mesmo levou a língua e a cultura gregas para todas as sociedades que dominou, esse ato foi chamado de Helenismo. Além disso, ele também criou uma cidade chamada Alexandria com uma biblioteca pública só para guardar os escritos gregos.



Para mais detalhes sobre essa sociedade fascinante assista ao vídeo da Tv Cultura:


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Vídeos sobre As Grandes Navegações

Após trabalhar o surgimento, os objetivos, as rotas e as dificuldades das grandes navegações europeias dos séculos XV, XVI e XVII, foi solicitado que os alunos dos 5 sétimos anos/2014 gravassem um vídeo interpretando os tripulantes de uma grande navegação portuguesa, espanhola, inglesa, francesa ou holandesa. Confira um pouquinho do resultado final das filmagens:

(Grande navegação portuguesa por David, Eduardo Pizzoni, Luiz Henrique, João e Eduardo Amorim - 7ºI)

(Grande navegação portuguesa por Matheus Hames e Paulo Vargas - 7ºIII)

(As grandes navegações portuguesas e espanholas por Sinézio Otávio Dadam- 7ºII)

(Uma grande navegação inglesa por alunos do 7ºIV)

(Uma grande navegação portuguesa por Priscila Kuhn - 7ºV)

(Uma grande navegação portuguesa por Lucas Lopes - 7ºV)

(Uma grande navegação francesa por Amanda Campos - 7ºI)