terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Filme: O Físico

(Trailer legendado)

Recentemente foi lançado o filme: O Físico baseado no best-seller de Noah Gordon, mas duras críticas surgiram antes mesmo de sua ampla divulgação ao público. A obra prometia ser um grande estudo a cerca da medicina medieval quando contraposta aos saberes do mediterrâneo oriental, entretanto alguns erros ficaram muito evidentes como a má tradução para o português e as cenas incompletas que aceleram demais a exibição.

Entre as críticas publicadas sobre o filme, algumas foram extremamente grosseiras e não levaram em conta a amplitude do enredo que trás diversos temas nunca discutidos nas obras cinematográficas com tanta utilidade para uma sala de aula. Embora a classificação indicativa do filme seja a partir de 14 anos de idade, é possível utilizá-lo tranquilamente em qualquer ano letivo desde que seja assistido até os 40 minutos para iniciar discussões sobre:

  • a podreza da Europa medieval de início do século XI;
  • o  trabalho rústico dos barbeiros medievais na tentativa de salvar vidas;
  • as limitações médicas impostas pela Igreja Católica e seu tribunal da Inquisição;
  • a ineficiência médica devido a proibição das técnicas de dissecamento humano;
  • o perigo enfrentado pelas caravanas na travessia do deserto e das tempestades de areia;
  • a exuberância do império persa e sua tolerância religiosa;
  • a prática religiosa do zoroatrismo;
  • a perseguição aos praticantes do judaísmo;
  • a importância da circuncisão para os adeptos do judaísmo;
  • as disputas e guerras religiosas entre muçulmanos, católicos e judeus;
  • a violência e a ambição dos povos nomâdes;
  • a submissão feminina durante os casamentos arranjados;
  • a imponência dos xás persas e suas técnicas de batalha sobre cavalos;
  • a prática de cirurgias e o uso de anestésicos no oriente graças ás invenções egípcias;
  • a devastação causada por doenças como a peste negra e apendicite;
  • a construção dos primeiros centros de estudo e a relação mestre/aprendiz;
Esses são alguns dos apontamentos oriundos da visualização do filme e, como podemos perceber, são muitos conceitos úteis em uma única obra para trabalhar o mundo medieval, por isso indico seu uso em classe mesmo desconhecendo a totalidade da obra na versão original do livro.
Assista ao filme, tire suas próprias conclusões e compartilhe sua opinião.
Até mais!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Maquete de um Feudo Medieval

(Acervo pessoal - Aluna Valeska do 6ºanoI/2014 recebendo seu título de nobreza)

Após trabalhar a idade medieval com os alunos dos sextos anos, tive a ideia de dividi-los em grupos e dividir as tarefas a serem feitas em papel cartão. Sem ter a noção de que todo o material seria unido por mim, com o uso de cola quente e cola instantânea, formando uma única maquete, os grupos foram desenhando e recortando:

  • paredes de blocos de pedra;
  • portão de metal;
  • janelas de madeira;
  • janelas do tipo seteiras;
  • telhados triangulares;
  • telhados em formato de cones;
  • copas de árvores;
  • caules de árvores;
  • frutos coloridos;
  • caminhos de água;
  • caminhos de plantações;
  • coroas;
  • faixas de nobreza.

Foram 3 aulas de produção dentro da sala de aula mantendo os grupos divididos e ansiosos para saber o que estavam produzindo, depois disso eu trouxe todo o material pra casa e montei o cenário levando-o prontinho na próxima aula.

Assim que viram as maquetes, os rostinhos ganharam um brilho especial. Eles não acreditavam que haviam produzido sozinhos com tanta facilidade um feudo medieval completo com castelo, manso senhorial, manso servil e manso comum, exatamente como havíamos estudado.

Para finalizar o processo tomei a liberdade de escolher um rei e uma rainha seguindo o critério de  maior aparência germânica e os dois foram escolhendo os colegas em que mais confiavam dentro da sala para formar sua nobreza.

Confira o resultado final do projeto realizado no sexto ano I da E.E.B. Alice da Silva Gomes do ano de 2014 clicando nas imagens que seguem para ampliá-las:

(Maquete do 6ºanoI/2014 - Acervo pessoal)
(Maquete do 6ºanoI/2014 - Acervo pessoal)
(Maquete do 6ºanoI/2014 - Acervo pessoal)
(Maquete do 6ºanoI/2014 - Acervo pessoal)
(Maquete do 6ºanoI/2014 - Acervo pessoal)
(Acervo pessoal - Aluno Gabriel Barni do 6ºanoI/2014 recebendo seu título de nobreza)
(O rei Gabriel e sua rainha Valeska em frente de seu feudo medieval - Acervo pessoal)
(O duque Richard e sua duquesa Jhulia em frente de seu feudo medieval - Acervo pessoal)
(O marquês Joel e sua marquesa Maíza em frente de seu feudo medieval - Acervo pessoal)
(O conde Kévin e sua condessa Awdrey em frente de seu feudo medieval - Acervo pessoal)
(O visconde Matheus Cardoso e sua viscondessa Débora em frente de seu feudo medieval - Acervo pessoal)
(O barão Gustavo e sua baronesa Letícia em frente de seu feudo medieval - Acervo pessoal)
(A profe Jana completamente boba com o resultado final do projeto - Acervo pessoal)

O jogo Townsmen e a Idade Medieval

(Jogo Townsmen - Acervo pessoal)

Após trabalhar os feudos medievais em classe, resolvi desafiar os alunos dos sextos anos. Os interessados deveriam fazer o download do jogo Townsmen em seus smartphones ou tablets para iniciar a competição.

O objetivo era de que os alunos construíssem o seu próprio feudo medieval para conhecer melhor como eram as construções do período, tanto as que serviam para moradia como as que eram utilizadas para trabalhar e se divertir. Assim eles viveriam o período medieval.

Após um mês de jogo, os alunos deveriam enviar 3 imagens para eu avaliar, uma mostrando a parte central de seu feudo com seu castelo e duas mostrando sua barra de estatísticas de desejos realizados. Quando todas as imagens são avaliadas os alunos são premiados e um cartaz é exposto no pátio da escola revelando os vencedores, ao todo serão 21 premiações. 

Seguindo o critério de prestígio do jogo os alunos seriam premiados como: rei (rainha), duque (duquesa), marquês (marquesa), conde (condessa), visconde (viscondessa) ou barão (baronesa). Já segundo as estatísticas os jogadores seriam premiados por categorias de feudo: mais feliz, mais produtivo, mais comilão, mais abastecido de água, mais satisfeito, mais comercial, mais preservado, mais religioso, mais divertido, mais abastecido de vinho, mais abastecido de jóias, mais bem vestido, mais decorado, mais populoso, mais rico.

Confira o resultado ampliando as imagens que seguem:

(Opções de premiação - Acervo pessoal)

(Cartaz no pátio da escola divulgando os vencedores de 2014 - Acervo pessoal)