quarta-feira, 20 de abril de 2016

A Revolução Russa

Foi uma série de eventos políticos na Rússia que derrubou o governo do czar Nicolau II e, depois do governo provisório (Duma), estabeleceu o partido Bolchevique no poder e a criação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Essa revolução pode ser considerada uma reação ao estilo capitalista de viver difundido pelos Estados Unidos da América, foi uma tentativa de instaurar o socialismo como modelo político-econômico.

Assista aos vídeos educacionais que seguem para compreender melhor esse tema:





segunda-feira, 11 de abril de 2016

Resumos sobre a História do Brasil

Aqui vão super resumos sobre a História de nosso país para quem precisa de uma mãozinha nesse assunto, lembrando que essas obras são fontes confiáveis de informações muito úteis para a preparação para participar da ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil): competição escolar que abrange alunos dos oitavos e nonos anos (Ensino Fundamente II) e primeiro, segundo e terceiro anos (Ensino Médio) das redes pública e privada de ensino: 



Para maior aprofundamento sobre o tema confira também as séries de vídeos que seguem nos links abaixo:




Para encerrar os estudos com uma boa reflexão sobre a História Brasileira ouça a música de Gabriel, o Pensador:


quinta-feira, 7 de abril de 2016

A Primeira Guerra Mundial

A Europa estava encantada com o progresso industrial e tecnológico de fins do século XIX e início do XX, era a Belle Époque modernizando as cidades e trazendo novidades como a encantadora Torre Eiffel em Paris. A população não imaginava o que estava por vir.

O imperialismo se alastrava sobre a Ásia e a África e a ganância europeia levou o mundo ao maior conflito armado já visto, a "Grande Guerra" causaria efeitos aterrorizadores como 13 milhões de mortes e 20 milhões de mutilados e feridos.

Assista aos vídeos educacionais que seguem para compreender melhor esse conflito ocorrido entre 1914 e 1918: