quarta-feira, 23 de novembro de 2016

I Exposição Anual de História

No dia 08 de novembro de 2015 a E.E.B. Alice da Silva Gomes localizada no município de São João Batista (SC) realizou a I Mostra anual de Disciplinas. Nesse evento tive a oportunidade de usar uma das salas de aula para apresentar a I Exposição Anual de História que contou com os trabalhos realizados por meus alunos dos sextos, sétimos e oitavos anos entre os meses de fevereiro e novembro. Confira o resultado clicando nas imagens para ampliá-las:

Panorama geral da I Exposição Anual de História

A origem dos sobrenomes - 8ºs anos

A Revolução Francesa - 8ºs anos

Os navios negreiros - 7ºs anos

A família real portuguesa no Brasil - 8ºs anos

Jogos sobre a Inconfidência Mineira - 8ºs anos

Os instrumentos de tortura usados nos escravos brasileiros - 7ºs anos

O triste destino dos negros brasileiros após o fim da escravidão - 8ºs anos

Deuses egípcios e mitos gregos - 6ºs anos

As tribos brasileiras - 8ºs anos

Gibis sobre as grandes navegações - 7ºs anos









segunda-feira, 21 de novembro de 2016

A importância do Dia da Consciência Negra

Hoje nossa escola trabalhou os temas refentes a negritude brasileira e a importância da valorização do Dia da Consciência Negra com os alunos de sexto ao nono ano . Assista ao vídeo para compreender porquê os negros foram trazidos para nosso país, aonde se concentraram, como eram tratados diariamente, os sobrenomes que originaram, sua colaboração com nossa cultura, qual a justificativa portuguesa para tantos maus tratos e o processo que levou ao fim da escravidão de negros no país:



domingo, 6 de novembro de 2016

A Guerra Fria

Após a vitória na Segunda Gerra Mundial,os Estados Unidos da América e a União Soviética começaram a disputar influência, tecnologia, armamentos e ideologias políticas. Assim essas nações passaram de aliadas a inimigas e iniciaram uma competição entre capitalismo e socialismo que assombrou o mundo com o risco de uma guerra que poderia destruí-lo. Entre 1945 e 1991 os dois países não guerrearam entre si, mas provocaram conflitos isolados assustadores, como a Guerra do Vietnã. 

Assista a vídeo-aula que segue para compreender melhor esse tema:



quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Os primeiros partidos políticos após a Independência do Brasil

Em 1821 as cortes portuguesas não aceitaram o fato de que Dom Pedro I preferiu continuar morando no Brasil mesmo com seu pai voltando para Portugal, por isso insistiam em enviar cartas e tropas exigindo seu regresso. Por outro lado a elite brasileira pedia para ele permanecer aqui e essas pessoas ricas, embora tivessem o mesmo objetivo, mantinham divergências de pensamento que levaram a formação de três grupos políticos:
  1. Partido português: queria recolonizar o Brasil;
  2. Partido brasileiro: queria a independência brasileira com um governo de Dom Pedro;
  3. Liberais Radicais: queriam a independência com a organização de uma república;
Confira abaixo o resultado do trabalho realizado nos oitavos anos IV e V, você poderá compreender melhor cada um desses partidos a partir de seus discursos e materiais de campanha:

Restauradores (Caramurus)

Nós somos do partido Caramurus e hoje gostaríamos de falar um pouco sobre o governo de D. Pedro I. Sabemos que ele cometeu alguns deslizes no passado, mas podemos garantir que ele não irá os cometer novamente. Com apenas vinte e quatro anos D. Pedro tomou o controle do Brasil, conseguindo rapidamente a independência do mesmo, logo após conquistou o reconhecimento internacional, elaborou uma constituição e sufocou a resistência interna. Enquanto esteve no poder D. Pedro soube administrar o país muito bem. Prometo á vocês que iremos erguer mais escolas nos bairros, fazer postos de saúde com atendimento melhor, aumentar os salários e fazer mais doações. E principalmente ajudar os necessitados para que eles possam ter uma vida melhor.



Liberais moderados (Chimangos)

Boa tarde queridos companheiros e prezada nação que nos ouve. Com a ida de dom Pedro I para Portugal, deixando seu filho com apenas cinco anos, ficamos sem imperador e, com os vexames que estão sendo as regências, nosso país ficou desorientado e precisamos de bons representantes. O nosso partido é o melhor para isso porque lutamos pela preservação territorial do país, defendemos a escravidão porque os negros têm que pagar por seus pecados, e o que aconteceria se os soltássemos? Provavelmente cairiam na marginalização. E nossas plantações? Como iríamos manter se são eles quem plantam e colhem?! E vocês, donos de fazendas, iriam conseguir fazer isso sozinhos? Bom, defendemos a monarquia, mas sem o absolutismo e iremos distribuir cargos pelo Brasil e aumentar o poder dos governantes das províncias. República no Brasil é coisa impossível porque será uma verdadeira desgraça, o único sustentáculo do Brasil é a monarquia, pois se estamos mal com ela, com certeza estaríamos pior sem ela!    




Liberais exaltados (Jurujubas)

Senhoras e senhores, o nosso partido liberal exaltado está aqui hoje para falar de um assunto importante. Fiquei sabendo que tem um partido da exposição que quer "restaurar", quer voltar ao passado. Ele quer entregar o Brasil nas mãos de um homem que já faliu o país, que faz a corrupção ser comum todos os dias, e isso é um absurdo! Mas não acaba por aí não, o outro partido, que é esse tal de "moderados", simplesmente se contenta com tudo, ou seja, tudo está bom para eles, tanto que dizem que querem uma monarquia, mas sem absolutismo. Tem alguma coisa de muito errado nisso.

Mas o partido liberal exaltado, quer fazer a diferença, deseja liberdade. Nós queremos o melhor para sua vida e família, queremos acabar com o medo de todo povo. O nosso partido representa os que trabalham com honestidade, o partido representa você trabalhador! Defendemos a descentralização do poder, a autonomia administrativa das províncias e o sistema federativo. E com isso pedimos o seu voto de confiança. Pedimos que você deposite fé de que o Brasil vai mudar, que nós vamos mudá-lo! Que em nossas mãos vocês tem segurança. Vote Jurujubas. Obrigado!