(Arquivo pessoal: maquete produzida pelas alunas Beatriz A. Peixer e Iasmim M. Ceccato do 6ºII/2013)
Após trabalhar a estrutura dos castelos com os alunos dos sextos anos da E. E. B. Alice da Silva Gomes, solicitei que trabalhassem individualmente ou em duplas na construção de uma maquete com as principais características desses monumentos. Durante a construção, os alunos deveriam utilizar o maior número de materiais recicláveis possível, uma forma de despertar sua consciência sócio-ambiental.
Como tiveram acesso a imagens, documentários e explicações acerca do interior e exterior dos grandes castelos, eles deveriam reproduzir obrigatoriamente algumas partes importantes dessas construções, como as muralhas, torres, seteiras, ponte e grade levadiças que demonstravam o poder de defesa, além da torre principal aberta para exibir a capela, um dormitório e o salão, partes fundamentais para o dono do castelo. No interior também deveriam ser construídos poços de água e jardins. Confira os trabalhos que se destacaram (Clique nas imagens para ampliá-las):
(Arquivo pessoal: maquete produzida pelo aluno Alam Vitor do 6ºV/2013)
(Arquivo pessoal: maquete produzida pelos alunos Leandro e João Vitor do 6ºVI/2013)
(Arquivo pessoal: maquete produzida pelas alunas Pâmela e Larissa do 6ºIV/2013)
(Arquivo pessoal: maquete produzida pela aluna Giovana Paula Candido do 6ºI/2013)
(Arquivo pessoal: maquete produzida pelo aluno Paulo Ricardo Vargas do 6ºIII/2013)
(Castelo medieval produzido por Matheus Alexandre Gregório 6°III/2013)
Os primeiros castelos foram construídos com madeira por volta do século V na Europa Ocidental devido ao medo das violentas invasões germânicas que começavam a ocorrer nessas terras com o enfraquecimento do império romano. Só no século XI surgiram os belos castelos de pedra que estão de pé até hoje. Ao contrário do que pensamos, os castelos não eram cheirosos e luxuosos, nem serviam somente como casas.
(Hábito germânico de cortar a cabeça dos inimigos reproduzido por Alisson da Silva 6°III / 2013 )
(Comparação entre o antes e o depois da invasão germânica produzida por Matheus de Medeiros Hames 6 ° III / 2013 )
Essas construções ofereciam moradia ao dono do feudo e proteção a todos os seus servos, por isso eram grandes estruturas como muralha, torres, seteiras, ponte e grade levadiças, fosso, calabouço, reservatórios de água, poços, jardim, chaminés, etc... Para mais detalhes sobre as funções e partes dos castelos medievais confira as vídeo-aulas que seguem: