quarta-feira, 21 de junho de 2017

Exposição Mundo Jurássico

Uma exposição organizada por paleontólogos da UMAM (Universidade Mexicana) está percorrendo o território brasileiro expondo 12 espécies de dinossauros que se movem e emitem sons. Alguns deles estão em tamanho e peso real, o que torna a exposição ainda mais impressionante. Além dos dinos a exposição também exibe réplicas de ovos, textos explicativos, classificação científica e um cenário vegetativo de tirar o fôlego.

Abaixo você confere um pouco da minha experiência ao visitar a exposição no Beiramar Shopping em Florianopólis (SC) para que fique com aquele gostinho de quero mais e procure visitá-la assim que ela estiver perto de sua cidade. 


ESTIRACOSSAURO - uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede. Media em torno de 6 metros de comprimento e pesava cerca de 4 toneladas. Recebeu esse nome devido à sua estranha cabeça, que era dotada de um adorno ósseo repleto de espinhos longos, no total seis ou oito espinhos (embora tivesse bem acima de seu adorno dois espinhos reduzidos, quase imperceptíveis), sendo que havia metade dos espinhos em cada uma das laterais do adorno, e que os espinhos mais longos ficavam bem acima do adorno.

TIRANOSSAURO REX - o mais temido e conhecido; esta réplica tem 13 metros de comprimento e 6 metros de altura. O Tiranossauro cujo nome significa “lagarto tirano rei”, foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje. Peso: 900 kg.

BRAQUIOSSAURO – O nome significa "lagarto braço", dado os seus membros anteriores serem maiores que os posteriores; era um gênero de dinossauros saurópode que viveu durante o fim do período Jurássico. Peso: 600 kg.

MAIASSAURO - uma espécie de dinossauro herbívoro e semi-bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media cerca de 9 metros de comprimento, 4,6 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas. Este hadrossauro ajudou a esclarecer alguns aspectos relacionados à conduta materna dos dinossauros.

ESPINOSSAURO - também com 13 metros de comprimento e 5 metros de altura. O Espinossauro foi uma espécie de dinossauro carnívoro que andava como um quadrúpede e como um bípede sendo uma das estrelas do filme Jurassic Park 3. Peso: 700 kg. Essa espécie habitou o Brasil.

DILOFOSSAURO - espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Jurássico. Media em torno de 6 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesava cerca de 500 quilogramas. Foi um dos primeiros grandes terópodes, possuía duas cristas na cabeça, formando uma espécie de "V", possivelmente usada para impressionar as fêmeas ou assustar inimigos. Provavelmente possuíam uma coloração alaranjada. Essa espécie apareceu no primeiro filme da série Jurassic Park.









Nenhum comentário: