A seguir deixo em tópicos todas as idéias centrais do autor-professor de A escola como espaço sócio-cultural:
1. A identidade dos alunos deve ser respeitada;
2. Não se deve homogeneizar os alunos; cada um possui sua subjetividade;
3. Há no espaço estudantil uma vasta variedade cultural;
4. Esta cultura evidencia a existência de diferentes classes sociais;
5. A educação não se dá efetivamente na escola, mas sim em todo o processo cotidiano;
6. A escola é polissêmica variando conforme o olhar imposto sobre ela;
7. Atualmente a escola deve ser uma base ajudando os alunos em sua formação individual;
8. Os muros escolares apresentam-se como uma divisão entre dois mundos distintos;
9. Existe uma inter-relação social na escola;
10. Enfatiza-se a importância dos trabalhos grupais;
11. Os encontros de alunos são dificultados no âmbito escolar, um exemplo é a dissolução das "panelinhas" ao trocar de ano;
12. A escola é dividida em tempos e espaços pré-determinados;
13. Há a presença de ritos, como a comemoração de algumas datas;
14. A escola é um lugar de contrastes entre iguais e diferentes;
15. A escola não prepara o aluno para o social;
16. A rotina escolar é cansativa, para não dizer enjoada;
17. Os papéis de cada um se constrói no dia-a-dia escolar;
18. Existe a presença de esteriótipos como CDF, mauricinho...;
19. Esses tipos se entrecruzam;
20. As turmas recebem qualificações que desprezam algumas prejudicando a aprendizagem;
21. O preconceito de toda forma influi sobre a aprendizagem;
22. O mundo dos professores e dos alunos mantém-se geralmente separados;
23. Não há por parte alguma um interesse de aprofundamento dos temas;
24. Ainda existe o ensino baseado na decúria;
25. Diferenças cognitivas estão presentes entre os estudantes;
26. O ensino brasileiro é "fraco", é "pobre";
27. O objetivo único é passar de ano;
28. Alunos tornam seu mundo mais ou menos permeável;
29. As atividades extra-classe são desprezadas até mesmo por alguns professores;
30. As gincanas atraem os alunos;
31. A escola não possui uma organização visando ao aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário