Em fins do século XIX e início do XX as sociedades européias sofrem mudanças drásticas que afetarão toda a concepção de mundo até então construída, inclusive as idéias que subsidiavam as produções históricas até aquele momento. É neste contexto de transformações estruturais ocorridas em toda a ordem social decorrente das inovações tecnológicas, que novos campos de estudos surgem como a psicanálise e a relatividade, a partir desta situação os estudiosos começam a questionar os métodos, finalidades e objetos de estudo tanto do campo historiográfico como das demais ciências sociais. A história positivista, por exemplo, não resiste a disseminação dos novos armamentos que irão aterrorizar o mundo ao se apresentarem durante a Primeira Grande Guerra. A sabedoria humana estava levando o homem a sua alta destruição, e o pior, em massa. Como manter uma história pautada no apoio as reinvindicações quando se chega a um nível insuportável de intolerância ao próximo?! A corrente marxista será menos agredida por considerar importante a escrita da história econômica, abrindo o leque de informações que era restrito aos documentos e figuras oficiais até então, assim o proletariado fará parte dos estudos pela primeira vez na história, uma caracteristica da historiografia em formação. O mundo se tornava mais ágil e era chegado o momento de mudar as concepções de homem, de sociedade e de escrita.
Através de uma iniciativa de Febre e Bloch no ano de 1929 é fundada a revista francesa Annales d'Historie économique et sociale, a grande revolução proposta por este trabalho era justamente abranger o campo de estudos competente a historiografia. Pretendiam saltar os limites da história política fazendo menção aos fatos sociais, através dos quais seria possível falar sobre os mais diferentes assuntos que compunham o contexto humano. Também trouxeram um olhar crítico do historiador que não pode negar sua influência sobre a construção de uma narrativa, assim além de observar e narrar também era necessário assumir sua intermediação sobre os fatos ali expostos. Estes autores farão diversas alterações nesta publicação pra melhor adequá-la a realidade vivida conforme o passar do tempo. Tanto que ainda hoje sobre mediações desde seu nome até a apresentação e metodologia utilizados.
O conceito de pós-modernidade surge exatamente destas mudanças de perspectivas ocorridas nos mais variados campos intelectuais. Logo a pós-modernidade seria um movimento intelectual com apogeu em algum ponto do século XX enquanto que a modernidade abrange as transformações referentes a Renascença e ao Iluminismo. O pós pode ser visto como uma reação ao modernismo e suas disparidades estão entre a forma como cada um percebe a maneira adequada de dirigir os movimentos intelectuais. Assim a pós modernidade irá trabalhar conceitos totalmente alheios a modernidade com a quebra de fronteiras, da rigidez das verdades, da divisão das ciências em campos distintos. Assim a pós irá trabalhar com o descontínuo, o caótico, o diverso, fatores estes considerados como irrelevantes durante a modernidade. Desta forma é possível perceber que modernidade e pós modernidade são conceitos totalmente antagonicos que convivem ainda hoje no meio social com alternação de opiniões em torno de si.
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