Os saberes de Vygotsky são considerados os mais indicados na ação didática pelos profissionais desta área, pois se adaptam perfeitamente as carências sociais da atualidade. Seus conceitos histórico-culturais auxiliam na formação dos princípios pedagógicos, destes por sua vez, destacam-se os de mediação, interação, linguagem, internalização e zona de desenvolvimento proximal. Essas concepções auxiliam o professor na forma como deve atuar no momento de transmitir seus saberes a criança.
O termo mediação infere na parte em que é preciso adaptar os conceitos ensinados a realidade infantil a fim de obter a aprendizagem máxima, assim sendo é formada por todo o conjunto de estratégias utilizadas em sala de aula.
A interação, por sua vez, compreende a formulação de saberes através da relação com o meio. Assim o individuo aprende espontaneamente a partir das impressões de seu contexto sem a necessidade do intercâmbio profissional (mediação), mas esse conhecimento pode ser utilizado de diversas maneiras como forma de incluir o próprio aluno àquilo que deve assimilar; uma estratégia doscente.
A linguagem é a principal fonte mediadora entre aprendiz e professor, e acima disso, é a forma mais clara de expressão. No meio educacional serve como eixo centralizador de exposição de conteúdos.
A internalização como o próprio nome sugere é o processo de apropriação do objeto em questão; é tornar seu algo que é externo. Deve ser um trabalho minucioso no meio educativo, pois obviamente, o sucesso didático depende diretamente de sua prática integral.
A zona de desenvolvimento proximal compreende funções que ainda estão em desenvolvimento, já existem embrionariamente, mas precisam de mediação externa para se findar correta e plenamente.
Todos estes pontos assim entendidos por Vygotsky contribuem para que cada profissional aprimore suas competências e habilidades. Basicamente constituem princípios básicos. São proposições que quando trabalhadas em conjunto nos levam a compreender o processo de aprendizagem dentro da mente infantil, desta forma, facilita o trabalho do educador, uma vez que se conhece a forma como os conhecimentos são assimilados resta então encontrar sua própria maneira de transmitir saberes.
Por mais simplificado que se encontrem tais idéias é inegável assumirmos que a responsabilidade do professor é imensa, não basta saber de cor e salteado todos estes pensamento é necessário usar de sua psique para chegar a melhor forma de trabalhar, já que cada subjetividade é carregada de elementos catalisadores que influenciarão naquilo que melhor lhe servir.
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