sábado, 7 de março de 2009

A abordagem Histórico-cultural de Vygotsky na educação



Os saberes de Vygotsky são considerados os mais indicados na ação didática pelos profissionais desta área, pois se adaptam perfeitamente as carências sociais da atualidade. Seus conceitos histórico-culturais auxiliam na formação dos princípios pedagógicos, destes por sua vez, destacam-se os de mediação, interação, linguagem, internalização e zona de desenvolvimento proximal. Essas concepções auxiliam o professor na forma como deve atuar no momento de transmitir seus saberes a criança.

O termo mediação infere na parte em que é preciso adaptar os conceitos ensinados a realidade infantil a fim de obter a aprendizagem máxima, assim sendo é formada por todo o conjunto de estratégias utilizadas em sala de aula.

A interação, por sua vez, compreende a formulação de saberes através da relação com o meio. Assim o individuo aprende espontaneamente a partir das impressões de seu contexto sem a necessidade do intercâmbio profissional (mediação), mas esse conhecimento pode ser utilizado de diversas maneiras como forma de incluir o próprio aluno àquilo que deve assimilar; uma estratégia doscente.

A linguagem é a principal fonte mediadora entre aprendiz e professor, e acima disso, é a forma mais clara de expressão. No meio educacional serve como eixo centralizador de exposição de conteúdos.

A internalização como o próprio nome sugere é o processo de apropriação do objeto em questão; é tornar seu algo que é externo. Deve ser um trabalho minucioso no meio educativo, pois obviamente, o sucesso didático depende diretamente de sua prática integral.

A zona de desenvolvimento proximal compreende funções que ainda estão em desenvolvimento, já existem embrionariamente, mas precisam de mediação externa para se findar correta e plenamente.

Todos estes pontos assim entendidos por Vygotsky contribuem para que cada profissional aprimore suas competências e habilidades. Basicamente constituem princípios básicos. São proposições que quando trabalhadas em conjunto nos levam a compreender o processo de aprendizagem dentro da mente infantil, desta forma, facilita o trabalho do educador, uma vez que se conhece a forma como os conhecimentos são assimilados resta então encontrar sua própria maneira de transmitir saberes.

Por mais simplificado que se encontrem tais idéias é inegável assumirmos que a responsabilidade do professor é imensa, não basta saber de cor e salteado todos estes pensamento é necessário usar de sua psique para chegar a melhor forma de trabalhar, já que cada subjetividade é carregada de elementos catalisadores que influenciarão naquilo que melhor lhe servir.

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