Plano para duas semanas de aulas de uma quinta série:
Conteúdo: Descobrimento da América Latina
Objetivos: Compreender o contexto americano e europeu antes da “descoberta”.
Assimilar os motivos que lançaram os europeus ao mar.
Intensificar a problemática da questão “descobrimento x invasão”.
Apresentar a situação colonial implantada após a descoberta.
Demonstrar os impactos da descoberta sob as sociedades envolvidas.
Tópicos abordados:
1. Explicar rapidamente a chegada do ser humano as Américas via Estreito de Bering.
2. Definir o território americano através do uso de um mapa.
3. Definir as principais sociedades americanas desta época: Astecas, Incas e Maias.
4. Fazer uso de imagens para identificar melhor cada uma destas civilizações.
5. Explicar a situação européia e os motivos das grandes navegações.
6. Demonstrar a rota utilizada pelos “descobridores” europeus.
7. Primeiro contato: Colombo 1492.
8. Passar alguns trechos do filme: 1492 - A conquista do Paraíso.
9. Explanar a questão “descobrimento” ou “invasão” através de debate.
10. Apresentar os impactos desta descoberta para ambas as sociedades.
11. Delimitar a situação colonial decorrente da descoberta.
12. Apresentar trechos do filme Amistad.
Estratégias:
1. Serão utilizadas duas fontes audiovisuais assim como já mencionei nos tópicos a ser abordados. Essas obras são os filmes: 1492 A conquista do Paraíso e Amistad.
2. Montar um painel com toda a turma desenhando um mapa mundi colocando imagens referentes a cada uma das etnias sobre a devida área habitada por cada uma delas a fim de simplificar o entendimento sobre a subjetividade de cada grupo. Aplicar também a rota da primeira viagem de Colombo.
3. Simulação de um Fórum envolvendo vencedores e vencidos (europeus e americanos) com o intuito de analisar ambas as partes envolvidas, sem o interesse de julgamento.
4. Saída de campo para visitar Arquivos do Poder Executivo onde os alunos conheçam matriculas de classificação de escravos e outros documentos sobre imigração e núcleos coloniais.
Critérios de avaliação:
1. A participação durante a montagem do painel contará 5 pontos que se completam com outros 5 da atuação no fórum de discussão.
2. Será pedido um relatório da saída de campo cobrando opiniões e uma “cópia”, “maquete”, “esquema” manuscrito da obra que mais lhe chamou a atenção. Esta atividade somará 10 pontos.
3. Por último como forma de fechar o conteúdo será aplicada uma avaliação que também contará 10 pontos.
Tempo para desenvolvimento das aulas:
Estima-se que a apresentação do conteúdo pelo professor junto com a simulação do forum some 2 aulas, a montagem do painel deve ser feita junto com a demonstração de trechos do filme em 1 outra aula. A saída de campo deve tomar no mínimo 2 aulas. E na 6ª aula será aplicada a avaliação final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário