domingo, 1 de março de 2009

Plano educacional


Plano para duas semanas de aulas de uma quinta série:


Conteúdo: Descobrimento da América Latina

Objetivos: Compreender o contexto americano e europeu antes da “descoberta”.
Assimilar os motivos que lançaram os europeus ao mar.
Intensificar a problemática da questão “descobrimento x invasão”.
Apresentar a situação colonial implantada após a descoberta.
Demonstrar os impactos da descoberta sob as sociedades envolvidas.


Tópicos abordados:


1. Explicar rapidamente a chegada do ser humano as Américas via Estreito de Bering.


2. Definir o território americano através do uso de um mapa.

3. Definir as principais sociedades americanas desta época: Astecas, Incas e Maias.

4. Fazer uso de imagens para identificar melhor cada uma destas civilizações.

5. Explicar a situação européia e os motivos das grandes navegações.

6. Demonstrar a rota utilizada pelos “descobridores” europeus.

7. Primeiro contato: Colombo 1492.

8. Passar alguns trechos do filme: 1492 - A conquista do Paraíso.

9. Explanar a questão “descobrimento” ou “invasão” através de debate.

10. Apresentar os impactos desta descoberta para ambas as sociedades.

11. Delimitar a situação colonial decorrente da descoberta.
12. Apresentar trechos do filme Amistad.


Estratégias:

1. Serão utilizadas duas fontes audiovisuais assim como já mencionei nos tópicos a ser abordados. Essas obras são os filmes: 1492 A conquista do Paraíso e Amistad.

2. Montar um painel com toda a turma desenhando um mapa mundi colocando imagens referentes a cada uma das etnias sobre a devida área habitada por cada uma delas a fim de simplificar o entendimento sobre a subjetividade de cada grupo. Aplicar também a rota da primeira viagem de Colombo.

3. Simulação de um Fórum envolvendo vencedores e vencidos (europeus e americanos) com o intuito de analisar ambas as partes envolvidas, sem o interesse de julgamento.

4. Saída de campo para visitar Arquivos do Poder Executivo onde os alunos conheçam matriculas de classificação de escravos e outros documentos sobre imigração e núcleos coloniais.


Critérios de avaliação:

1. A participação durante a montagem do painel contará 5 pontos que se completam com outros 5 da atuação no fórum de discussão.

2. Será pedido um relatório da saída de campo cobrando opiniões e uma “cópia”, “maquete”, “esquema” manuscrito da obra que mais lhe chamou a atenção. Esta atividade somará 10 pontos.
3. Por último como forma de fechar o conteúdo será aplicada uma avaliação que também contará 10 pontos.

Tempo para desenvolvimento das aulas:

Estima-se que a apresentação do conteúdo pelo professor junto com a simulação do forum some 2 aulas, a montagem do painel deve ser feita junto com a demonstração de trechos do filme em 1 outra aula. A saída de campo deve tomar no mínimo 2 aulas. E na 6ª aula será aplicada a avaliação final.

Nenhum comentário: