sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Apresentação da disciplina: História

O termo “história” surgiu na Grécia Antiga e significa “investigação do passado”. Seu criador foi Heródoto, por este motivo se tornou conhecido popularmente como o “pai da história”. Vide busto:

(Fonte: http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Herodoto.jpg&imgrefurl=http://www.algosobre.com.br/biografias/herodoto.html&h=2)

Esta disciplina trata das ações humanas ao longo do tempo e para a reconstrução do passado usa diversas fontes que podem ser escritas (livros, cartas, jornais, etc.) ou não escritas (monumentos, ruínas, fósseis, depoimentos, etc.).
Nossa sociedade tem como padrão o calendário cristão segundo o qual os acontecimentos podem se dar antes ou depois do nascimento de Jesus Cristo: a.C (antes de Cristo), ano 0 (Nascimento de Cristo) e  d.C (depois de Cristo).
Para facilitar o estudo a história foi divida em diferentes períodos: pré-história, história antiga, história medieval, história moderna e história contemporânea. É importante salientar que esta divisão está voltada para os acontecimentos ocidentais privilegiando os fatos europeus, assim não pode ser considerada como uma verdade global. Muitos países sequer utilizam o nascimento de Cristo como marco temporal, a cultura judaica, por exemplo, já ultrapassou a ano 5000.

Os períodos históricos

  1. Pré História: inicia com o aparecimento do ser humano, cerca de 4 300 000 anos atrás e se encerra com o surgimento da escrita por volta de 4 000 a.C;
  2. História Antiga: compreende o período que vai do surgimento da escrita durante as revoluções urbanas até a invasão do Império Romano Ocidental pelos Bárbaros em 476;
  3. História Medieval: seu inicio é determinado pela invasão bárbara ao império romano e seu fim é estabelecido pela invasão dos turcos a Constantinopla em 1453;
  4. História Moderna: inicia após a invasão de Constantinopla com as chamadas Grandes Navegações perdurando até à Revolução Francesa ocorrida em 1789.
  5. História Contemporânea: iniciada com a Revolução Francesa dura até os dias atuais.
(Fonte desconhecida)

O surgimento do ser humano

Como o ser humano é o alvo de estudos da disciplina histórica é necessário sabermos quando nossa espécie surge sobre a terra. Esse surgimento é explicado por diversas teorias, as duas mais conhecidas são: a Criacionista (explicada pela Bíblia Católica através da criação de Adão e Eva) e a Evolucionista (uma explicação científica segundo a qual o homem se desenvolveu durante milhões de anos a partir de um primata, defendida principalmente por Charles Darwin com sua idéia de seleção natural).

Nenhum comentário: