quarta-feira, 3 de abril de 2013

Maquetes sobre Incas, Maias e Astecas

As sociedades pré-colombianas que mais despertam curiosidade nas pessoas sempre foram os Incas, os Maias e os Astecas. Sem dúvida estes povos eram extremamente impressionantes, mas infelizmente passam despercebidos nas escolas. Grande maioria dos professores continua privilegiando a história eurocêntrica, dando ênfase ao estudo de gregos e romanos, por exemplo.

Na luta para conscientizar os alunos sobre a importância de nossos povos americanos decidi trabalhar essas três sociedades de uma maneira mais dinâmica. Após explicar essas populações as estudantes dos 7ºs anos, através de leituras, imagens, vídeos e desenhos, pedi para que eles construíssem maquetes sobre o tema.

A tarefa poderia ser realizada por um, dois ou três alunos. O primeiro passo era escolher o povo que mais chamou sua atenção. As maquetes deveriam conter os elementos que representassem a religião, a agricultura, a escrita, o calendário, a arquitetura, a gastronomia, o governo, os costumes, o vestuário, entre outros detalhes que caracterizassem o povo escolhido.

Os materiais utilizados na confecção das maquetes ficaram a critério dos grupos, mas aqueles estudantes que utilizassem materiais reciclados na construção seriam recompensados com pontos positivos. Todo o trabalho foi realizado em casa e os resultados foram tão satisfatórios que foi difícil elencar os mais elaborados.

Abaixo estão as imagens de algumas maquetes, mas peço desculpas por não possuir espaço para colocar  mais fotos. Afinal os pequenos arrasaram dessa vez. Estão de parabéns! A profe está super orgulhosa viu suas praguinhas?! Haha. 

(Clique nas imagens para ampliá-las se desejar.)

Incas

(Maria Luiza e Eduarda - 7ºV)

(Camila e Jackeline - 7º III)

Maias

(Josias - 7º V)
(Bryan - 7º IV)

Astecas

(Cauane - 7º II)
(Nathan - 7º V)
(Bruna e Nicolly - 7º II)

(Maique - 7º II)

(Évellin - 7º III)

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal!
Parabéns ao grupo e também a professora!

Janaina Vanunci

Anônimo disse...

Olá! Boa tarde

Eu gistaria de saber da segunda maquete dos incas ... Essa dai é politica , economia , sociedade ou religiao .
Vai me ajudar muito se me responder... Ou esse 2 da maquete dos incas sao todos misturados com politica ,economia ,sociedade e religiao

Janaina da Silva disse...

Os dois são sobre todos os aspectos.