terça-feira, 23 de julho de 2013

Império comercial português

A  busca pelas especiarias produzidas na Ásia, mais especificamente nas Índias, iniciada pelos portugueses em 1415 acabou desencadeando uma verdadeira caça ao tesouro por parte dos países europeus. Todos eles tentavam encontrar o melhor caminho para alcançar os produtos com suas naus e caravelas. Mas nenhum deles obteve tanto sucesso quanto Portugal.

O pequeno país, menor que o Estado de Santa Catarina, foi o primeiro a chegar nas Índias e daí em diante suas grandes navegações comerciais só fizeram aumentar. Em pouco tempo os portugueses já haviam colonizado terras na África, na Ásia e na América. Desta maneira formaram um vasto império comercial que lhes transformou no povo mais rico do mundo durante muito tempo.

Para quem achava que os portugueses carregavam somente negros, pau-Brasil, cana de açúcar ou café, é bom dar uma olhadinha no mapa que segue, pois ele mostra a grande variedade de produtos comercializados assim como as rotas comerciais mais exploradas por Portugal para alcançar suas colônias, confira (clique na imagem para ampliar):

(Mapa do império comercial português produzido pela aluna Tainara Mafessoli do 7º ano II - 2013)

Nenhum comentário: