quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Buda

(A maior estátua de Buda sentado em Hong Kong, China)
Uma das imagens mais conhecidas do mundo é a do simpático gordinho sentado sobre suas pernas cruzadas em pose de meditação, o famoso Buda. Mas o que poucos sabem é que este homem realmente existiu e foi responsável pela criação de uma das primeiras e maiores religiões do mundo, o budismo, que hoje conta com mais de 400 milhões de seguidores em todo o mundo.

Buda, nascido na alta casta indiana há 2.500 anos atrás, na verdade era príncipe do Nepal e se chamava Sidarta Gautama. Certo dia ele teve um despertar sobre o sofrimento que assombrava o mundo e resolveu deixar sua família para buscar a Verdade. Viajou durante 6 anos sozinho até parar em um vilarejo aonde viveu de maneira miserável e mendigante.

Foi em Bodhgaia, meditando embaixo d uma árvore, que Buda concluiu que a natureza humana é o sofrimento causado por desejo, apego e cobiça. Somente se livrando destes hábitos o ser humano seria feliz e livre. Assim ele determinou suas 4 nobres verdades:

1. Na primeira Nobre VerdadeBuda ensina que toda a vida se encontra impregnada de sofrimento;

2. A Segunda Nobre Verdade diz-nos que existe uma causa para esse sofrimento;

3. Na Terceira Nobre Verdade Buda diz-nos que é possível cessar esse sofrimento;

4. A Quarta Nobre Verdade é o caminho que leva à cessação do sofrimento, o caminho para a transcendência do “eu”.

Buda acreditava em oito passos que levariam ao Nirvana (posse da verdade, contemplação suprema, ausência de sofrimento, paz...). Esses passos falavam sobre o respeito com todos os seres vivos (uma vez que Buda acreditava que nossas almas poderiam renascer em qualquer ser vivente, principalmente em animais), compaixão, verdade, não violência, confiança, honestidade, conduta correta, ação ética:

1. Visão perfeita (compreensão)

2. Emoção perfeita (vontade)

3. Discurso perfeito

4. Acção perfeita

5. Meios de subsistência perfeitos

6. Esforço perfeito

7. Atenção perfeita

8. Samadhi perfeito (concentração)

Buda passou 45 anos viajando e pregando seus ideais, durante este tempo chegou a conquistar 1.250 discípulos que o acompanhavam nas viagens que só eram interrompidas nas épocas de monções, quando o líder religioso se refugiava em seu lar próximo a um grande bambuzal dentro de uma caverna em Rajgir.

Segundo os dados históricos recolhidos até o momento, Buda foi o primeiro grande contestador indiano da desigualdade. O Budismo, criado por ele, pode ser considerado um "estilo de vida ateu", pois se apegar a um Deus já era um desejo e, segundo os pensamentos de Buda, desejar era um dos maiores erros humanos.

Acredita-se que Buda já esperava sua morte por volta dos 80 anos de idade quando resolveu retornar a sua terra natal em 486 a.C, mas ele acabou falecendo  no pequeno lugarejo de Kushinagar. Todos os relatos sobre o fato são unânimes ao afirmar que suas últimas palavras foram: “Tudo neste mundo é passageiro. Sigam a luta, diligentemente.” Mas antes de partir, este homem nos deixou centenas de frases filosóficas como:

“Seja seu lampião, busque refúgio dentro de si”.

“Tudo passa”.

“Nenhuma promessa de paraíso, nenhuma ameaça de inferno”.

"A paz vem de dentro. Não a procures à tua volta".


As informações contidas neste post foram retiradas da série História da Índia produzida pela revista Vida Simples em conjunto com a BBC de Londres disponibilizada em 6 capítulos dispersos em 2 dvds apresentados pelo historiador Michael Wood. Caso tenha oportunidade, confira esse material, ou até mesmo, confira outras fontes sobre esse grande líder espiritual e deixe suas contribuições em formato de comentário ao fim deste texto.
Aguardo você, até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom eu achei ótimo pois é mais conhecimento para mim por isso acho você dona Janaina uma pessoa incrível pois coloca au nosso alcance coisas que ainda não sabemos