domingo, 31 de agosto de 2014

Filme: Pompéia

(Gladiadores durante apresentação - cena do filme Pompéia, lançado em 2014)

Esse filme pode ser considerado uma grande ajuda para professores que desejam trabalhar a temática romana a partir do cotidiano de gladiadores, mulheres e políticos. O grande potencial dessa obra é o fato de ter trazido a tona esses conceitos básicos do império romano sem usar cenas fortes e impactantes como seus antecessores, exemplo: Gladiador.

Talvez, por esse motivo, o filme não tenha despertado grandes críticas,  comentários e indicações.  Pois foge do padrão sanguinário que costuma interessar ao grande público.  Mas para trabalhar com as séries iniciais ele é muito adequado.

É importante ressaltar que a explosão do vulcão Vesúvio foi bem retratada com todos os tremores, inundações e arremessos de rochas que os historiadores já comprovaram. No entanto, como toda obra fictícia, há alguns erros historiográficos que devem ser corrigidos pelo professor durante a exibição.

Posso dizer que, apesar de alguns gráficos bastante fracos, a obra é super indicada para o trabalho em classe sem o risco de despertar problemas devido a cenas chocantes ou sensuais. O cinema, nesse caso, se tornou um grande aliado educacional.

Confira a obra e compartilhe sua opinião nos comentários abaixo. Até mais!

Nenhum comentário: