domingo, 9 de novembro de 2008

Tópicos sobre a relação aluno-professor

No texto de Dayrell podemos perceber claramente que conceitos como: profissionalidade, identidade, subjetividade, prática docente e pedagógica abordados em nosso material didático estão presentes em todas as idéias de Juarez.

A seguir deixo em tópicos todas as idéias centrais do autor-professor de A escola como espaço sócio-cultural:


1. A identidade dos alunos deve ser respeitada;


2. Não se deve homogeneizar os alunos; cada um possui sua subjetividade;


3. Há no espaço estudantil uma vasta variedade cultural;


4. Esta cultura evidencia a existência de diferentes classes sociais;


5. A educação não se dá efetivamente na escola, mas sim em todo o processo cotidiano;


6. A escola é polissêmica variando conforme o olhar imposto sobre ela;


7. Atualmente a escola deve ser uma base ajudando os alunos em sua formação individual;


8. Os muros escolares apresentam-se como uma divisão entre dois mundos distintos;


9. Existe uma inter-relação social na escola;


10. Enfatiza-se a importância dos trabalhos grupais;


11. Os encontros de alunos são dificultados no âmbito escolar, um exemplo é a dissolução das "panelinhas" ao trocar de ano;


12. A escola é dividida em tempos e espaços pré-determinados;


13. Há a presença de ritos, como a comemoração de algumas datas;


14. A escola é um lugar de contrastes entre iguais e diferentes;


15. A escola não prepara o aluno para o social;


16. A rotina escolar é cansativa, para não dizer enjoada;


17. Os papéis de cada um se constrói no dia-a-dia escolar;


18. Existe a presença de esteriótipos como CDF, mauricinho...;


19. Esses tipos se entrecruzam;


20. As turmas recebem qualificações que desprezam algumas prejudicando a aprendizagem;


21. O preconceito de toda forma influi sobre a aprendizagem;


22. O mundo dos professores e dos alunos mantém-se geralmente separados;


23. Não há por parte alguma um interesse de aprofundamento dos temas;


24. Ainda existe o ensino baseado na decúria;


25. Diferenças cognitivas estão presentes entre os estudantes;


26. O ensino brasileiro é "fraco", é "pobre";


27. O objetivo único é passar de ano;


28. Alunos tornam seu mundo mais ou menos permeável;


29. As atividades extra-classe são desprezadas até mesmo por alguns professores;


30. As gincanas atraem os alunos;


31. A escola não possui uma organização visando ao aluno.

É importante enfatizar que as características e os relatos apresentados são extremamente semelhantes a minha vivência escolar.

Nenhum comentário: