quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Questão Educacional Brasileira

Tudo o que se refere à educação em nosso país é caso de atenção, uma vez que nos encontramos vinculados a um ensino fraco e mal estruturado desde seus primórdios, onde todas as mudanças acontecem de forma desigual e extremamente lenta.

O Brasil ocupa a nona posição no ranking de países com maior taxa de analfabetismo da América Latina e do Caribe. (...) Segundo balanço da Unesco, o Brasil está ao lado de países como Egito, Marrocos, China, Indonésia, Bangladesh, Índia, Irã, Paquistão, Etiópia e Nigéria como país com mais de 10 milhões de analfabetos. (...) No Brasil o analfabetismo está concentrado entre os mais pobres, mais idosos, negros ou pardos (...) Entre as regiões, a maior taxa de defasagem escolar no ensino fundamental foi encontrada na região Nordeste (37,9%). Já a menor foi verificada na região Sul (15,5%).
(CLARICE SPITZ da Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u332044.shtml)

Estes dados nos levam a perceber a grandeza deste problema e nos mostram também que este fator influi diretamente sobre a vida de todos nós brasileiros, sem exceção alguma, pois mesmo aqueles que tem condições de sustentar um ensino reforçado necessitam de alguma forma das pessoas menos instruídas, apesar de que isto seja uma vantagem a eles.

Todos sabem que nossos dirigentes políticos preferem muito mais um povo "fraco" intelectualmente, um povo humilde que se renda facilmente as idéias Populistas a uma população que tenha boas bases educacionais e que saiba lutar por seus direitos. E este é o motivo principal que justifica porque nosso ensino é tão precário.
Desta forma vamos seguindo nossas vidas findados sobre os poucos que ainda tentam mudar nossa situação, sobre os raros que não se baseiam somente no Populismo, sobre aqueles que realmente desejam mudar a situação brasileira e construir enfim um país dignamente grandioso e sábio.

Nenhum comentário: