sexta-feira, 25 de junho de 2010

A industrialização e formação da sociedade brasileira


O contigente de trabalhadores brasileiros se intensificou por volta de 1850 numa sociedade repleta de injustiças. O cotidiano dos trabalhadores era desumano, sua jornada de trabalho alcançava 12 horas diárias, não havia descanso semanal, férias, direitos em caso de doenças ou acidentes. Para piorar ainda mais a situação em caso de erro os empregados eram punidos tanto verbal quanto fisicamente. Isto tudo ocorreu devido a falta de um regulamento que delimita-se os direitos e deveres existentes na relação proprietário-produtor. Esta situação de emprego rigoroso não era exclusividade urbana se estendo também pelo interior do país. Somava-se a este cotidiano caótico os baixos salários que lançavam o povo a uma vida de privações, vivendo em locais pobres de saneamento e urbanização.

Em poucas décadas os trabalhadores passaram a se organizar em grupos, buscando melhores condições criaram as Associações de ajuda mútua onde os próprios funcionários se auxiliavam em casos de desemprego, doença, acidente de trabalho, gravidez, morte entre outros acontecimentos. As greves causaram impacto no mundo capitalista e aos poucos as oligarquias perceberam que era preciso ceder um pouco para garantir o funcionamento de suas empresas.

Assim que Vargas chega ao poder no ano de 1930 ele faz uso de sua retórica para influenciar as grandes massas ganhando o seu apoio, é neste momento histórico que a classe trabalhadora vai conseguir progresso em busca de seus objetivos. Getúlio ficou conhecido como "Pai dos pobres" e não era pra menos, em poucos anos criou as Leis trabalhistas e o Ministério do Trabalho concedendo privilégios as pessoas menos favorecidas. Logicamente esses avanços não eram simples atos de benevolência, mas sim uma forma de fortalecer seu cargo político, e isto ele alcançou, conduziu o país à mãos de ferro, foi muito criticado por intelectuais e mídia, mesmo assim até os dias de hoje nenhum presidente alcançou tamanho carinho e admiração do povo brasileiro.

Nenhum comentário: