sexta-feira, 25 de junho de 2010

Siga em frente: é chegado o momento da República

Conforme nossos historiadores afirmam a República foi mesmo um longo processo pelo qual caminhou a sociedade brasileira, com o detalhe da exclusão do povo nesta nova formação política, assim como o fora no momento da Independência do país.


Podemos conceber este momento como um longo processo porque se originou aos poucos a partir do desgaste do sistema imperial.

As mudanças já haviam passado na área econômica: através do café como salvação nacional e na área social com a abolição da escravatura e imigração estrangeira. Contando estas alterações profundas no meio brasileiro logicamente seria necessário uma nova forma de governo para suprir o então "cambaleante" sistema de D. Pedro II.

Novamente a elite entra no jogo e decide os rumos nacionais, desta vez os militares possuíam vantagem pelo prestígio recém adquirido na Guerra do Paraguai e conseguem temporariamente um lugar no topo hierárquico. E através de um golpe militar conquistamos a tão desejada liberdade proporcionada pelo sistema republicano. "Liberdade"? Uma liberdade em termos literários que para o povo não mudou em nada a realidade que continuou sendo de privações e exclusão nas decisões políticas.

Nenhum comentário: