terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A colonização e independência dos Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América fazia parte do território inglês, no entanto, por volta do século XVII a Inglaterra não dispunha de tempo e dinheiro para vigiar sua colônia de perto já que estava ocupada em conquistar e comercializar com os países africanos e asiáticos. Assim comunidades inglesas viram o Novo Mundo como uma oportunidade de fugir das perseguições religiosas que sofriam e começaram a migrar para as terras americanas a partir de 1620.

Ao chegar os colonos se organizaram em 13 colônias distintas e começaram a expulsar os indígenas. Entre essas colônias existiram diferenças na maneira de sobreviver, por exemplo:

  1. Nas colônias do Norte viviam os ingleses puritanos em pequenas e médias propriedades, em sua maioria produtores livres que praticavam policultura de milho, centeio, cevada, trigo e frutas; além disso, extraíam madeira e peles de animais, criavam porcos, carneiros e ovelhas, caçavam baleias e mantinham comercio marítimo com Antilhas e litoral africano ocidental. Possuíam governos próprios mantendo certa autonomia em relação a metrópole.
  2. Nas colônias do Centro viviam os ingleses anglicanos e católicos em pequenas e médias propriedades, em sua maioria produtores livres que praticavam uma agricultura diversificada de produtos semelhantes ao das colônias do norte; além disso, criavam bois, cabras e porcos, exportavam madeira, peles e peixe seco enquanto importavam açúcar e vinho entre outros produtos. Assim como o norte também possuíam governos próprios mantendo certa autonomia em relação a metrópole.
  3. Nas colônias do Sul viviam os ingleses anglicanos e católicos proprietários das grandes plantations de tabaco, algodão, arroz e índigo sustentadas pelo trabalho escravo e destinadas ao mercado externo. O comércio lhes mantinham ligadas a metrópole.
Para mais detalhes, observe no mapa a localização das treze colônias e confira a vídeo-aula sobre o tema:



Somente anos mais tarde durante a Corrida para Oeste que o restante do território americano seria anexado as possessões dos Estados Unidos da América configurando o espaço ao qual corresponde atualmente. Nesse processo os habitantes locais: os indígenas, foram os que mais sofreram perdas. Aos poucos eles tiveram suas terras invadidas, suas tribos desfeitas e sua cultura ameaçada, esse processo de expulsão das tribos é trabalhado no livro: Enterrem meu coração na curva do rio de Dee Brown.

Confira detalhes sobre o processo de Independência dos Estados Unidos da América na vídeo-aula que segue:


Nenhum comentário: