sexta-feira, 9 de março de 2012

A História da Páscoa



Uma visão histórica sobre uma das datas comemorativas mais esperadas do ano,
a Festa de Páscoa:

As origens do termo Páscoa

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska, porém sua origem mais remota é entre os hebreus do termo Pesach, cujo significado é passagem, mas a palavra páscoa não está relacionada somente à "passagem", mas também com a posição da páscoa no calendário, que segundo os cálculos se referem à ultima ceia.

A origem da festa nas civilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.
Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.
Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera que traria a abundancia de alimentos decorando ovos e escondendo-os nos campos. Esse ritual foi adaptado pela Igreja Católica no começo do primeiro milênio depois de Cristo dando origem as festas pascoais que conhecemos hoje.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito (onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos) pelo Mar Vermelho liderados por Moises por volta de 1250 a.C. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. Na Páscoa os judeus produzem e se alimentam do matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não houve tempo para fermentar os pães.  

A Páscoa entre os cristãos

Entre os cristãos esta data celebra a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). No ano de 325, durante o Concílio de Nicéia houve a primeira tentativa de se estabelecer uma data que demarcasse o dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século XVI a data ficou estipulada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.

A História do coelhinho da Páscoa

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. O que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova.
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700, o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

A História dos ovinhos de Páscoa


O Domingo de Páscoa é a ressurreição, simbolizada pelo ovo, significando o nascimento, a nova vida. A tradição de oferecer ovos vem da China. Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba. Ao retirá-los do fogo, ficavam com desenhos mosqueados na casca. E esses ovos eram dados de presente na Festa da Primavera.
Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adotou-o oficialmente, como símbolo da Páscoa, desde então, trocam-se os ovos enfeitados no domingo após a Semana Santa. 

Há uma história para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate, ela conta que a Igreja proibia, durante a Quaresma, a alimentação que incluísse ovos, carne e derivados de leite, mas essa versão é contraditória, pois, na Idade Média, era comum a bênção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fiéis. 
O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem caçados. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate.



Bibliografia:







Um comentário:

Ricardo disse...

Parabéns Novamente