domingo, 2 de dezembro de 2012

Casarão Gallotti


(Entrada lateral do Casarão Gallotti fotografada por Galera Mix)

O casarão Gallotti localizado no bairro da Praça no município de Tijucas renasceu após uma restauração detalhada e cuidadosa. Atualmente a construção vem recebendo gratuitamente as pessoas interessadas na história local. O lugar conta com várias salas muito bem planejadas com textos explicativos nas paredes, assentos e equipamentos de vídeos recontando o passado tijuquense com muito carinho, desde as primeiras tribos até os dias de hoje. Lá estão amostras da ocupação, colonização, cultura, esportes, carnaval, lazer e culinária da cidade além dos objetos pessoais dos antigos moradores do casarão.

Quando o senhor Gallotti chegou a Tijucas com certeza não imaginara que suas marcas se perpetuariam por tanto tempo naquela simples cidadela. O barão italiano não veio com intenção de ficar, mas ao notar a beleza do lugar e presentir a vontade das belas moças de encontrar tecidos bonitos para suas roupas, ele resolveu permanecer e montar um negócio têxtil que prosperou. Para se acomodar buscou um famoso arquiteto e pediu que construisse uma casa seguindo o modelo de sua antiga habitação na Europa e assim nasceu este lindo patrimônio histórico que graças a seus descendentes e algumas autoridades encontra-se aberto a visitação para todos que tiverem interesse de conhecer a história e cultura do vale, assim como a contribuição desta influente família.

Aproveite e faça uma visita você também. Garanto que irá se encantar. Para despertar sua curiosidade dê uma olhadinha nas imagens que seguem (se preferir clique nas fotos para ampliá-las):

(Acervo pessoal: foto da família retratando pequeno escravo conduzindo o cavalo)

(Acervo pessoal: mobília do quarto do casal Gallotti )

2 comentários:

Anônimo disse...

Se a foto é de aproximadamente 1909 e a escravidao foi abolida em 1888, como é que um pequeno "escravo" esta conduzindo?!

Janaina da Silva disse...

Basta pensar na velocidade da circulação de informações no século XIX. Também há a questao de que muitos ex escravos optaram por continuar nessa situação do que tentar a vida livre sem ajuda nem oportunidade alguma de sobrevivência.