quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Maquetes das Revoltas da Primeira República

As revoltas da primeira república aconteceram por causa do governo elitista que oprimia o povo e enchia os coronéis de privilégios. Elas se espalharam pelo país, tantos nas cidades (Revolta da Vacina, da Chibata e Organização Operária) quanto no campo (Canudos, Contestado e Cangaço). Após trabalhar os detalhes de cada movimento com os alunos das sétimas séries da E. E. B. Alice da Silva Gomes foi solicitado que construíssem maquetes com materiais recicláveis demonstrando os detalhes de cada acontecimento. Os resultados foram bastante positivos embora nem todos tenham recorrido ao material ecologicamente correto. Confira os resultados (clique nas imagens para ampliá-las):


Revolta da Vacina (1904)
(Maquete produzida pelos alunos Evânio, Ana Clara e Luan Ramon da 7ªV - 2012)

Aconteceu na cidade de Rio de Janeiro quando o médico Oswaldo Cruz se tornou diretor de saúde pública e começou a ordenar demolições de moradias pobres e autorizar invasões domiciliares para buscar pragas. O estopim foi a obrigatoriedade da vacina contra a varíola, aí o povo se rebelou por dez dias causando alvoroço nas ruas até serem sufocados pela polícia com o apoio da Guarda Nacional, Bombeiros, Exército e Marinha além de algumas tropas de SP e MG. Para evitar novo confronto o governo revogou a vacinação.

Revolta da Chibata (22/11/1910)
(Maquete produzida pelos alunos João Lucas, Lucas e Adrian Zidane da 7ªI - 2012)
(Maquete produzida pelas alunas Vanessa, Letícia e Gabriela da 7ªVI - 2012)
Aconteceu no RJ quando o marinheiro Marcelino Menezes recebeu 250 chicotadas por ter levado cachaça ao navio. Os marinheiros tomaram os barcos e apontaram os canhões para a capital exigindo o fim dos maus tratos, melhor alimentação e anistia aos envolvidos, conseguiram, mas duas semanas depois começaram uma nova revolta. A maioria dos participantes foi morta, alguns foram degredados no Acre ou Amazônia em serviços forçados, já o líder João Cândido foi internado num hospício como indigente sendo anistiado em 2008 pelo presidente Lula.

Organização operária (XIX)
(Maquete produzida pelas alunas Pâmela e Natália da 7ªI - 2012)
Começou por causa das más condições de trabalho. Os trabalhadores se organizaram em sociedades beneficentes, sindicatos e partidos comunistas que levaram ás greves e jornais nas ruas dos estados industriais como SP e RJ.

Canudos (1893 – 1897)
(Maquete produzida pelas alunas Tailane e Eduarda da 7ªIII - 2012)
Antônio Mendes Maciel (o Conselheiro) peregrinou o interior de Pernambuco, Bahia e Sergipe pregando e ajudando as pessoas, conseguindo muitos seguidores o que ameaçava a Igreja Católica. Em 1893 fundou Canudos, um povoado numa fazenda da Bahia que chegou há 10.000 moradores seguindo suas próprias leis sem obedecer a igreja nem os coronéis. Três expedições com  metralhadores e canhões não conseguiram vencer a comunidade, somente a quarta com 14.000 soldados teve sucesso, arrasaram tudo, mataram muitos, degolaram outros e prenderam poucos.

Contestado (1912 – 1916)
(Maquete produzida pelas alunas Amanda e Ruth da 7ªIII - 2012)
Aconteceu em terras de SC e PR onde os moradores foram expulsos para a construção de uma estrada de ferro. Essas pessoas começaram a seguir José Maria combatendo o governo e os empresários que ganhariam muito com os trens. Foram derrotados com violência por uma tropa de 8.000 soldados que os mataram de sede e fome com um cerco desonesto.

Cangaço (XIX – 1940)

(Maquete produzida pelos alunos Aldo e Lorena da 7ªII - 2012)

Surgiu no sertão nordestino com a formação de grupos armados e violentos sustentados por um político para protegê-lo, mais tarde esses bandos começaram a trabalhar para si próprios atacando povoados e fazendas para roubar. Geralmente eram combatidos pelas volantes. Os lideres cangaceiros mais famosos foram Virgulino (Lampião) e Courisco.

Nenhum comentário: