sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Exposição: Destino Negro

(Acervo pessoal)
O fim da escravidão brasileira gerou um impacto social inenarrável. Passado mais de um século da assinatura da Lei Áurea, a maioria da população negra do Brasil ainda não conseguiu superar a marginalidade na qual foi lançada quando receberam sua liberdade sem nenhum tipo de apoio governamental.

Quando saíram das casas de seus senhores, os ex-escravos simplesmente não tinham para onde ir e as medidas que encontraram para sobreviver foram as piores possíveis graças a sociedade racista que continuava pregando a inferioridade da pele negra postulando que os portadores desta cor na verdade eram descendentes de Caim e que por esse motivo não eram dignos de receber ajuda alguma.

A realidade era muito dura, cada um deles deveria aprender a viver da maneira que encontrasse. Alguns se lançaram ao sonho de tentar encontrar um Quilombo aonde morar, outros se lançaram no mundo da mendicância, alcoolismo, assaltos e prostituição. Houve os que sequer ousaram sair de onde estavam e passaram o restante de sua vida trabalhando de graça em troca de comida, teto e proteção. Entretanto, os mais ousados decidiram construir seus lares na ponta de morros com o material que encontrassem pelo caminho, originando as primeiras favelas brasileiras.

Confira as pequenas histórias em quadrinhos confeccionadas individualmente pelos alunos dos oitavos anos. Durante a leitura você compreenderá um pouco melhor a dificuldade que as famílias negras brasileiras sofrem atualmente, afinal suas moradias surgiram da forma mais precária possível. Clique nas imagens para ampliar os quadrinhos e aproveite esse momento para refletir sobre a marginalidade existente em nosso país:

(História em quadrinhos por Éverton dos Santos - 8ºIII/2014)

(História em quadrinhos por Djenyffer dos Santos de Souza - 8ºII/2014)

(História em quadrinhos por Nathan Duarte - 8ºII/2014)

(História em quadrinhos por Caio Leandro da Silva de Oliveira - 8ºII/2014)


(História em quadrinhos por Leila Bruna Dal Santo - 8ºII/2014)

(História em quadrinhos por Melkezedek Rodrigues Lolatto - 8ºI/2014)

(História em quadrinhos por Ana Carolina Ferreira Aurélio - 8ºI/2014)

(História em quadrinhos por Jamille Custodio Goll - 8ºI/2014)

(História em quadrinhos por Eduarda Eloiza da Cunha Poli - 8ºI/2014)

(História em quadrinhos por Julio Sebastião Durkop Junior - 8ºI/2014)

(História em quadrinhos por Enzo Vinícius Machado - 8ºI/2014)

(História em quadrinhos por Adrilaine de Souza - 8ºIII/2014)

Nenhum comentário: