terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Filme: O Físico

(Trailer legendado)

Recentemente foi lançado o filme: O Físico baseado no best-seller de Noah Gordon, mas duras críticas surgiram antes mesmo de sua ampla divulgação ao público. A obra prometia ser um grande estudo a cerca da medicina medieval quando contraposta aos saberes do mediterrâneo oriental, entretanto alguns erros ficaram muito evidentes como a má tradução para o português e as cenas incompletas que aceleram demais a exibição.

Entre as críticas publicadas sobre o filme, algumas foram extremamente grosseiras e não levaram em conta a amplitude do enredo que trás diversos temas nunca discutidos nas obras cinematográficas com tanta utilidade para uma sala de aula. Embora a classificação indicativa do filme seja a partir de 14 anos de idade, é possível utilizá-lo tranquilamente em qualquer ano letivo desde que seja assistido até os 40 minutos para iniciar discussões sobre:

  • a podreza da Europa medieval de início do século XI;
  • o  trabalho rústico dos barbeiros medievais na tentativa de salvar vidas;
  • as limitações médicas impostas pela Igreja Católica e seu tribunal da Inquisição;
  • a ineficiência médica devido a proibição das técnicas de dissecamento humano;
  • o perigo enfrentado pelas caravanas na travessia do deserto e das tempestades de areia;
  • a exuberância do império persa e sua tolerância religiosa;
  • a prática religiosa do zoroatrismo;
  • a perseguição aos praticantes do judaísmo;
  • a importância da circuncisão para os adeptos do judaísmo;
  • as disputas e guerras religiosas entre muçulmanos, católicos e judeus;
  • a violência e a ambição dos povos nomâdes;
  • a submissão feminina durante os casamentos arranjados;
  • a imponência dos xás persas e suas técnicas de batalha sobre cavalos;
  • a prática de cirurgias e o uso de anestésicos no oriente graças ás invenções egípcias;
  • a devastação causada por doenças como a peste negra e apendicite;
  • a construção dos primeiros centros de estudo e a relação mestre/aprendiz;
Esses são alguns dos apontamentos oriundos da visualização do filme e, como podemos perceber, são muitos conceitos úteis em uma única obra para trabalhar o mundo medieval, por isso indico seu uso em classe mesmo desconhecendo a totalidade da obra na versão original do livro.
Assista ao filme, tire suas próprias conclusões e compartilhe sua opinião.
Até mais!

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