terça-feira, 9 de junho de 2015

Os deuses do Antigo Egito

O Antigo Egito era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses. Haviam deuses de ambos os sexos que auxiliavam a vida humana em seus mais diferentes aspectos. A adoração ás divindades era muito forte e praticada diariamente, assim os antigos egípcios ficaram conhecidos como um povo extremamente religioso que se preocupava em agradar aos deuses até mesmo através de sua aparência física cotidiana. Entre os principais deuses estavam:

Osíris
(Representação do deus Osíris criada pela aluna Fernanda Ferreira Cim - 6ºanoI/2015)
Segundo a mitologia egípcia, Osíris teria sido o primeiro rei divino do Egito. Ele teria ensinado a arte da agricultura e da criação de animais para o povo despertando a inveja de seu próprio irmão, Seth, que acabou o assassinando para reinar em seu lugar. Mas seu corpo foi recuperado por sua esposa, Ísis, e ele se tornou o rei do mundo dos mortos.

Ísis
(Representação da deusa Ísis criada pela aluna Ana Júllya Jummes - 6ºanoI/2015)

Era uma das deusas mais cultuadas do Egito Antigo. Ela teria ensinado a arte da tecelagem para as mulheres egípcias e também era conhecida por seus poderes de feiticeira que utilizou para recuperar o corpo de seu irmão-marido, Osíris, e trazê-lo de volta á vida. Com Osíris a deusa teve um filho chamado Hórus, o rei dos deuses.

Hórus
(Representação do deus Hórus criada pela aluna Eduarda Hoff dos Santos da Silva - 6ºanoI/2015)

Era o filho de Osíris e Ísis que herdou do pai a soberania sobre o mundo terreno. Seu mito representava a natureza divina da monarquia egípcia, pois o faraó era considerado o representante de Hórus na terra.

Seth
(Representação do deus Seth criada pela aluna Nikoly Lopes Cardoso - 6ºanoI/2015)

Era considerado o deus da coragem e valentia, mas se tornou violento e invejoso quando tentou matar seu irmão Osíris para reinar em seu lugar. Ainda tentou matar os demais deuses que tiveram que se transformar em animais para se disfarçar e fugir de suas armadilhas.

Amom Rá
(Representação do deus Rá criada pela aluna Manuela Arnoldo - 6ºanoI/2015)

Era o deus sol e podia ser chamado somente de Rá. Em seu barco ele atravessava os céus durante o dia e navegava pelo mundo subterrâneo durante a noite.

Anúbis
(Representação do deus Anúbis criada pelo aluno Andrius Thum Garcia - 6ºanoI/2015)

Era o deus representado com a cabeça de chacal considerado o guardião dos mortos depois de ter ajudado Ísis a reconstruir o corpo de Osíris tornando-se o protetor do processo de mumificação.

Nenhum comentário: