sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pré-História

Animação retratando homens pré-históricos caçando um mamute.

A pré-história inicia com o aparecimento do ser humano, cerca de 4.300.000 anos atrás e se encerra com o surgimento da escrita por volta de 4.000 a.C. Esse momento histórico é estudado através de vestígios das ações humanas por paleontólogos (que pesquisam os fósseis), arqueólogos (que pesquisam as criações humanas), icnólogos (que pesquisam a movimentação territorial) e paleantropólogos (que estudam os aspectos genéticos). Atualmente este período está dividido em dois momentos distintos, a idade da pedra e a dos metais.


A Idade da Pedra: se subdivide em dois períodos diferentes, são eles:

Paleolítico (ou idade da pedra lascada): de 4.000.000 a 8.000 a.C. Esta fase é caracterizada pelos hábitos de coleta e caça porque os humanos eram nômades (não tinham moradia fixa, viviam andando de um lugar pra outro). Nessa época eles começaram a produção artística rupestre e a invenção de instrumentos simples. Esse período destaca-se principalmente pela descoberta e domínio do fogo que permitiu cozinhar, espantar animais e iluminar ambientes escuros. É importante lembrar que o mundo estava passando pela mega fauna, então existiam plantas e animais gigantes como os mamutes e os tigres dente de sabre.
Neolítico (ou idade da pedra polida): de 8.000 a 4.500 a.C. Caracterizado pelo desenvolvimento de hábitos sedimentares com técnicas de plantação (agricultura), criação de animais (pastoreio) e produção de tecidos (tecelagem). Os instrumentos feitos com pedra lascada do período anterior foram aperfeiçoados neste período graças a invenção do polimento (afiação) que era feito em pedras próximas de água (oficinas líticas) onde os humanos esfregavam suas armas até ficarem bem afiadas. Nessa fase os humanos se tornaram sedentários (tinham moradia fixa) por isso construíam suas casas (abrigos) próximas a água e morros.

A Idade dos Metais:
 
Idade dos metais: de 4.500 até 4.000 a.C. Caracterizado pela descoberta das ligas metálicas que proporcionaram a fabricação de utensílios muito mais sofisticados e eficientes do que aqueles criados a partir da pedra polida no período antecessor. Agora o homem sabia derreter, misturar e moldar metais como o cobre, o bronze  e o ferro. Assim surgiram novos instrumentos: pregos, panelas, enxadas, espadas, etc.


Este grande período da história humana é constantemente recontado em filmes, programas educativos, longa metragens, entre outros. Podemos destacar, por exemplo, os desenhos animados: Capitão Caverna, Os Flintstones e Os Croods.

Para mais detalhes sobre alguma das três fases da Pré-História, assista as vídeo-aulas que seguem:



6 comentários:

Ricardo disse...

Muito interessante!

Maria Eduarda Osaida disse...

Adorei os textos parabens dona Janaina te adoro muitos sucesso assinado Maria Eduarda Osaida 6 ano 3 adorei te conhecer uma das melhores professoras!!!!!!!

Anônimo disse...

te adoro adorei os textos parabens dona Janaina Assinado Maria Eduarda Osaida

Janaina da Silva disse...

Obrigada pelo carinho pessoal...

Ana Julia disse...

Gostei professora ja estudei pra prova kkk'
Bjoos da Aluna:Ana Julia Tridapalli serie:6ºIV

Camila ♥ disse...

obrigada professora ja estudei pra prova bimestral de historia so espero que ganho nota auta beijos!da aluna:Camila ceccato de abreu 6°II