quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Santos Dumont, pai da aeronáutica?


Qualquer cidadão brasileiro é convicto em afirmar que Santos Dumont foi o inventor do avião, certo? Alguns já ouviram boatos de que este fato não é verídico, no entanto as pessoas não levam essa história á sério, consideram apenas uma especulação de estrangeiros que insistem em menosprezar inventores do terceiro mundo.

A questão é que os irmãos americanos Orville e Wilbur Wright obtiveram patente de registro de uma máquina de voar em maio de 1906, essa patente que apresenta esboços do mecanismo e aerodinâmica do aeromodelo foi requisitada ainda em 1903 e existe até hoje. Ou seja, os irmãos tinham a patente do primeiro avião do mundo seis meses antes de Dumont dar os famosos pulinhos com seu 14-Bis.

O modelo americano voava muito mais do que o desengonçado projeto do brasileiro, mas necessitava de uma força externa para alçar voo e não teve seus testes observados e reconhecidos pela sociedade, uma vez que os Wright optaram pelo sigilo durante a criação até poderem lançar seu projetil à venda, o objetivo não era a fama e quando foram questionados conseguiram ganhar o céu sem o apoio da catapulta de decolagem.

Dumont nunca conheceu seus adversários nem sua criação, mas deixou Paris enraivecido por ter pedido o mérito para os americanos. Tanto que usou dos argumentos da falta de registro oficial dos testes e da necessidade de uma força de impulso para desmerecer a criação de Orville e Wilbur e tentar manter seu prestigio enquanto criador dessa máquina revolucionária.

Posar de vítima parece ser uma das grandes facetas de nosso herói brasileiro. Por três vezes os balões que usaria em competições foram suspeitamente sabotados, isso em países distintos, o que indica que o suposto inimigo do inventor devia ter bastante tempo livre para persegui-lo mundo a fora não é mesmo?! E o tal relógio de pulso que ele jura ter inventado já era usado pela rainha Elizabeth I no século XVI, outro fato bastante curioso, não concorda?

Desacreditado e deprimido, Santos Dumont se suicidou num hotel do Guarujá, São Paulo, em 1932. Suas contribuições sociais são indiscutíveis, afinal fez descobertas importantíssimas quanto aos aparelhos flutuantes, mas daí até lhe atribuir o título de pai da aeronáutica há muita história criada por nacionalistas exacerbados em busca de heróis nacionais, isso é um fato. Mais informações no livro: Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil de Leandro Narloch ou clique na imagem que segue para ampliá-la:



Nenhum comentário: