terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os Castelos Medievais (Parte 1)

Durante a Idade Média a população européia se viu obrigada a desenvolver um tipo de construção especial: os castelos, pois somente eles garantiam a proteção dos moradores dos feudos. Dessa maneira os castelos ofereciam proteção as  pessoas e moradia aos senhores de terra. No século XI as paredes de madeira já não eram suficientes para conter as constantes invasões da época por isso começaram a construir os castelos com grandes pedras que resistiam ao fogo e catapultas durante um tempo relativamente maior.
Após trabalhar a estrutura dos castelos com os alunos do sexto ano III da E. E. B. Alice da Silva Gomes foi solicitado que construíssem uma maquete com as principais características desses monumentos, sobretudo as muralhas, torres, torre principal, cozinha, cisterna, poço, capela, fosso além de ponte e grade levadiças. Durante a construção os alunos deveriam utilizar o maior número de materiais recicláveis possível. Confira os resultados desses trabalhos na classe do 6º III:
(Arquivo pessoal: maquete de castelo produzida pelas alunas Maria Eduarda, Thauany e Alessandra do 6ºIII/2012)
(Arquivo pessoal: maquete de castelo produzida pelas alunas Raiane, Adrilaine e Thaís do 6ºIII/2012)
(Arquivo pessoal: maquetes sobre castelos produzidas pelos demais alunos do 6ºIII/2012)

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho!! Tenho uma filha no 7º ano estudando a época medieval e nos deliciamos com seu trabalho.
Abraços,
Juliana (Brasília-DF)

Janaina da Silva disse...

Olá Juliana, que prazer poder ter colaborado um pouquinho com os estudos de sua filha, muito obrigada pela confiança e carinho. Continuem acompanhando o blog e bons estudos para a pequena. Até mais.