terça-feira, 21 de maio de 2013

Ser latino americano

(Capa do livro divulgada em http://www.ecclesiae.com.br)

O livro intitulado Guia Politicamente Incorreto da América Latina escrito por Leandro Narloch e Duda Teixeira introduz seu conteúdo com colocações bastante críticas a respeito do sujeito latino americano.

Os autores explicam que sequer o adjetivo "latino americano" foi criado pelos latinos. Esse termo teria sido criado por Napoleão Bonaparte durante o tempo que buscou uma aproximação com os americanos. O termo latino viria do fato dos americanos terem uma língua originada do Latim, assim como os franceses do famoso general.

Até este ponto tudo bem. O problema surge quando resolvem dar a receita para ser um legítimo latino americano. Neste ponto os autores se excedem e lançam seus conterrâneos numa homogeneidade assustadora. Afirmam que para ser um latino americano de verdade é simples, basta: lamentar o passado, abusar da cultura local, condenar o capitalismo, denunciar a dominação externa e cultuar heróis perversos.

Ora, quer dizer então que os latino americanos não passam de sentimentalóides reclamões? E todos os motivos que levaram essas pessoas a desenvolver essas características defensivas? Vamos ignorar? É triste assistir dois latino americanos que estão se rebelando contra os seus simplesmente para ganhar sucesso. Escrevem sua versão histórica sensacionalista sem se preocupar com as consequências disso.

Acho que podemos sim comprar o livro (tanto que possuo um), mas devemos lê-lo com muita precaução. Não podemos esquecer que ambos os escritores não são historiadores e produziram o livro focando somente um lado dos fatos. Acho importante alertarmos principalmente as crianças e adolescentes para que eles façam uma leitura adequada deste tipo de material.

Conheça a obra e deixe sua opinião nos comentários abaixo. Até mais!

Nenhum comentário: