sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Colonização do Brasil: determinantes e derivados

Para conhecermos melhor o país responsável pela "descoberta" (se é que se pode chamar descoberta a chegada a uma terra já habitada) e divulgação de nosso território observe o anexo de um esboço meu mostrando o momento político no qual se encontrava Portugal ao mesmo tempo em que ampliava seus domínios através das viagens ultramarinas.

Constituído o Estado português chega o momento em que este enquanto sociedade independente se vê diante de uma burguesia em ascensão com pouco território, um rei submetido a um mercado fechado e um clero em busca de mais adeptos a fim de manter sua homogeneidade frente a um mar que os levaria a terras ricas.

Em 1415 iniciasse as conquistas portugueses com Celta, África. Varias a seguiram acompanhadas da evolução técnica dessas grandes navegações oriundas principalmente dos contatos com civilizações mais avançadas como Índia e China. Os conhecimentos dos povos submetidos são assimilados e empregados pelas embarcações lusitanas até que em 1500 se descobre as “índias” que na realidade seria nosso Brasil. Mas as descobertas não cessam por aqui. No entanto vamos nos ater a este momento para discutirmos a repercussão deste fato.

Primeiramente crentes de ter encontrado as Índias, que seria um grande exportador de especiarias extremamente apreciadas no mercado luso, partilhando do estado puro e amável de nossos nativos portugueses se atam a crença de ter chego ao paraíso terrestre. Com o tempo e a falta de sucesso na extração de metais preciosos passam a explorar o que mais lhe serviu o Pau Brasil.

As conseqüências desta dominação para nossos conterrâneos serão cruéis. Serão submetidos à religião, crença e cultura dos recém chegados perdendo assim sua identidade ao mesmo tempo em que são dizimados por doenças desconhecidas e exaustão física advinda da escravidão implicada.

No além mar doenças também se alastram, principalmente as que derivam da promiscuidade sexual comum aos indígenas, simultaneamente nobreza terá mais terras a serem divididas, clero mais adeptos (embora contra vontade) enquanto o governo forma suas riquezas e o povo assisti embasbacado toda essa evolução repentina.

Acesse o link sobre História da América e leia uma breve composição acerca deste embate: nativo versus dominador, desta vez, porém, seria um olhar em âmbito de toda a América latina.

Nenhum comentário: