quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Diferenças e similaridades entre Augusto Conte e Leopoldo Von Ranke

Augusto Conte era Francês, filho de um fiscal de impostos. Volta seus estudos à sociedade em geral. Suas idéias originam movimentos sociais, influenciando diversos setores da vida social. (positivismo). A religião é seu principal meio de persuasão, chega a fundar sua própria doutrina. (A igreja positivista). Analisa a história através das mudanças da sociedade, trabalhando desde os primórdios sociais.


Leopoldo Von Ranke é Prussiano, membro da alta nobreza. Limita-se à história voltada ao Estado e as grandes personalidades políticas. Suas idéias servem de base para a consolidação da história científica; influencia esta área do saber em específico. (HISTORICISMO). A religião só aparece em seus estudos quando está vinculada aos processos políticos, ficando em segundo plano. Considera a história de seu tempo fornecida pelos documentos oficiais.

São escritores contemporâneos que fazem o uso dos acontecimentos durante a Revolução Francesa para pensar a sociedade, crêem que o Estado deve ser guiado pela religião. Delimitam a história como uma teoria neutra e irrefutável.

A partir das leituras em torno das teorias da história estudadas neste terceiro período é possível perceber o quanto a formação de nossa disciplina foi complexa e envolta em vários movimentos em sua prol, liderados por grandes pensadores dos séculos XVIII e XIX, que se basearam nos filósofos precedentes que já haviam prestados esboços úteis aos argumentos utilizados para desvincular esta disciplina do campo filosófico.

Sem duvidas alguma explorar estas teorias modifica o pensamento acerca da matéria em questão, afinal vamos conhecer teóricos e conceitos desconhecidos, além de, é claro, aprofundar o que já conhecíamos. Seria hipocrisia afirmar que conhecer estes pressupostos da História não faz diferença em nossa “bagagem” educacional, pois enquanto futuros professores devemos estar aptos a aceitar que sempre haverá algo a mais para aprender. Sendo assim é preciso ressaltar o quanto é interessante desvendar os pensamentos de autores que vão desde o religioso Vico até os revolucionários como Marx e Conte. São eles que nos trazem subsídios para entender o quanto foi dinâmico e polêmica a tentativa de implantar a história num campo de saber especifico, o quanto foi difícil convencer a sociedade que estudar seu passado seria muito útil para entender os complexos sociais e buscar alternativas de melhoria nesta questão.

Esta disciplina conforme tudo o que mencionei se mostra fundamental em nossa formação por propiciar, justamente estas bases teóricas sobre a disciplina, sobre seus pensadores principais, sobre a gama de processos ocorridos até a fixação quanto ciência propriamente dita de nossa disciplina, nossa adorada História. Afinal precisamos conhecer amplamente tudo o que iremos ensinar, para que façamos isto com qualidade e responsabilidade social.

Referências das imagens utilizadas :

http://www.daviddarling.info/images/Comte.jpg

http://germanhistorydocs.ghi-dc.org/images/3344-Leopold%20von%20Ranke%20@%20530.jpg

Nenhum comentário: