quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mesopotâmia, o berço das civilizações


A Mesopotâmia foi a primeira sociedade organizada do mundo. Seu nome significa: "entre rios" já que surgiu entre as margens dos rios Tigre e Eufrates. Sua formação só foi possível graças às enchentes que tornavam férteis as terras daquela região quente e seca. Esse foi um território disputadíssimo na antiguidade por isso ele abrigou diversos povos e foi palco de muitas batalhas. Hoje é a região do Iraque e Kwait.

O povoamento começou a aproximadamente 10.000 anos atrás, por volta de 5.000 a.C esses povos já alteravam a natureza com a construção de diques, barragens e canais de irrigação, na altura de 3.500 a.C existiam diversas vilas graças a aproximação dos lares que eram formados por famílias alargadas, ou seja, abrigavam além de pais e filhos, também avós, primos, tios, sobrinhos, entre outros.

A divisão social e o trabalho:
A sociedade era composta por pessoas livres que se dividiam em diferentes funções, nas camadas mais humildes existiam camponeses, criadores de gado e artesãos. Na parte administrativa havia os escribas que eram as únicas pessoas a frequentar a Eduba para aprender a ler e escrever. Enquanto que na parte governamental havia a aristocracia composta pelo rei, sua família, seus sacerdotes, alguns comerciantes ricos além de generais do exército. Também existiam escravos de guerra ou pessoas que vendiam a si próprio ou a familiares como escravo. O trabalho geralmente era coletivo e deu origem a diversas profissões especializadas como carpinteiros, tecelãs, cerâmicos, ourives, entre outras. Toda a sociedade tinha que trabalhar nas construções públicas ordenadas pelo rei.

A religião:
Os mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, esses eram imortais e poderosos, mas tinham sentimentos como qualquer humano, mudavam de humor, tinham vidas próprias, casavam, tinham filhos, etc. Os deuses mais populares eram An (deus do céu), Enlil (deus da guerra), Enki (deus da água) e Ninhursag (deusa da mãe terra). Os templos eram a moradia desses deuses na terra e hoje são chamados de Zigurates, essas construções eram pirâmides de tijolos, altas e cheias de rampas e escadarias, geralmente eram utilizados para rituais e observações dos céus, neles eles desenvolveram a astronomia e a escrita.

A astronomia:
Os céus eram observados diariamente porque os mesopotâmicos acreditavam que os astros traziam avisos e sinais dos deuses. Essas observações levaram a identificação dos eclipses, a descobertas de alguns planetas e a criação do calendário lunar de 12 meses para facilitar a agricultura.

A escrita:
Foi sem dúvida alguma uma das maiores descobertas humanas. Ela foi desenvolvida pelos sacerdotes da Mesopotâmia e evoluiu aos poucos, primeiramente os sinais eram pictográficos (desenhos), mais tarde se tornaram ideográficos (desenhos mais abstratos em associação representando ações e sentimentos)e na sua última fase surgiram os símbolos cuneiformes que formavam um alfabeto sonoro. Os registros mais antigos são de 4.000 anos a.C e eram feitos sobre placas de argila com a ajuda de cunhas e pregos. Essas plaquinhas foram conservadas em diversas bibliotecas e arquivos públicos além de serem utilizadas por professores que se encarregavam de turmas pequenas com até quatro alunos.

As cidades:
Provavelmente surgiram por volta de 4.000 anos a.C graças a necessidade de organizar o grande número de pessoas que vinha se concentrando nas aldeias. As cidades mesopotâmicas eram compostas por casas, ruas, pontes, templos e palácios construídos dentro de muralhas para proteger o território e a população já que eram muitos povos diferentes competindo por terras e se alterando no poder. A cidade mais antiga do mundo descoberta até hoje é Ur construída pelos sumérios, depois dela vieram outras e ao que tudo indica todas eram independentes, as chamadas Cidade-Estado, eram governadas por um rei eleitos por homens livres em Assembléia. Por volta de 3.000 a.C essas cidades começaram a dominar uma às outras dando origem aos primeiros Impérios.

O comércio:
Desde o neolítico os canais de água vinham provocando um aumento considerável na produção de alimentos, então sobravam mercadorias, ou seja, excedentes. As famílias começaram a trocar os excedentes de sua produção entre si, esse foi o início do comércio. Mais tarde a cevada, a lã e a prata foram usadas como moeda de troca e surgiram registros de operações comerciais como venda e empréstimos nas tábuas de argila.

O Império da Babilônia (1792 a 1750 a.C):
Os reis surgiram da necessidade de proteger as cidades, a Mesopotâmia não era machista, por isso existiram diversas rainhas poderosas que governaram sem a ajuda de homens. Em 2.500 a.C começam a ser construídos os primeiros palácios para servirem de moradia para os reis porque estes começavam a ser vistos como representantes dos deuses na terra. No século II a.C é estabelecido o critério da hereditariedade, assim, o poder devia continuar nas mãos dos herdeiros do último rei falecido. Entre tantos reis um ganhou muita importância, Hamurabi. Em 1.700 a.C ele criou o primeiro Código de Leis do mundo para conduzir seus súditos e ditar os limites de conduta; segundo suas regras as pessoas deveriam receber o mesmo tratamento que deram ao seu próximo, assim se incendiassem a casa de alguém essa pessoa teria o direito de incendiar a sua casa, era a regra que conhecemos por "olho por olho, dente por dente" que chamamos de Princípio de Talião. Além disso, Hamurabi também foi responsável por unificar as cidades mesopotâmicas e expandir seu território por volta de 1763 a.C.

Importantes invenções mesopotâmicas:
A metalurgia do ferro, o calendário de 12 meses, o relógio de sol, a roda, os tijolos vitrificados, os perfumes, os carros de guerra, a astrologia, a escrita, o comércio e a matemática.

Para mais detalhes sobre essa civilização precursora assista a vídeo-aula ou aos vídeos da Série Grandes Civilizações:




Nenhum comentário: