sexta-feira, 4 de maio de 2012

Napoleão Bonaparte, o mito

(Caricatura de Napoleão Bonaparte por Nei Lima)

Napoleão Bonaparte é uma das personalidades históricas mais polêmicas de todos os tempos. Filho de Carlo Bonaparte e Letitia Remolino, esse homem de pequena estatura causou um verdadeiro alvoroço no continente europeu. Ingressou na Escola Militar de Paris aos 15 anos de idade e um ano mais tarde saiu de lá como oficial da artilharia francesa.

Sua genialidade militar foi inquestionável, muitos historiadores costumam engrandecê-lo por sua inteligência excepcional somada a rapidez na tomada de decisões. Geralmente é lembrado como um herói, um gênio, um mártir digno de repousar em molduras nos lares de toda a França, como aconteceu durante muito tempo mesmo após sua morte.

Chegou ao governo francês por mérito pessoal, embora tenha feito um golpe político para alcançar o poder. Sua determinação voraz lhe rendeu alguns adjetivos depreciativos como: egoísta, manipulador, autoritário, com mania de grandeza e avesso aos interesses da França. Muitos folhetos da época o retratavam como um verdadeiro demônio, alvo de repugnância.

O militar de olhar intenso causava impacto, a mão sobre o estomago dentro do casaco era sua marca registrada e a águia servia para simbolizá-lo, sem dúvidas era uma figura temida. Por onde suas tropas passavam levavam consigo vários itens da cultura local, faziam verdadeiras pilhagens culturais. Do Egito, por exemplo, Napoleão levou a Pedra de Roseta que tornou possível a decifração dos hieróglifos.

Para garantir seu império estruturou uma rígida censura, instalou uma complexa máquina de propaganda pessoal além de implantar uma polícia particular para si e cada um de seus ministros. Costumava consultar as pessoas, mas nunca debatia suas idéias, era muito determinado. Agia como um racional do século XVIII avesso aos feudos, à desigualdade e à intolerância religiosa.

Nascido em Córsega em 15 de agosto de 1769, esse pequeno grande homem responsável por separar a Igreja do Estado e criar o casamento civil, faleceu na ilha de Santa Helena em 05 de maio de 1821. Até hoje sua vida já serviu de base para a publicação de mais de 100 produções televisivas além de 2000 títulos de livros. Bethoven chegou a nomear sua terceira sinfonia de Bonaparte, hoje chamada de Heróica.

O imperador Napoleão I deixou somente um filho reconhecido, Francisco Carlos José Bonaparte, fruto de seu segundo casamento com a austríaca Maria Luisa em 1810. O mestre militar não conseguiu fugir de seu exílio como apontavam algumas suspeitas de que fugiria da ilha de Santa Helena para a de Fernando de Noronha antes de se fixar definitivamente em Nova Orleans.

Sua imagem até os dias de hoje é relacionada à loucura, mas o respeito conferido a sua personalidade é mantido em seu túmulo em Paris no Hôtel des Invalides, para visualiza-lo é necessário curvar-se como se estivesse prestado reverência a Napoleão. Depois destes apontamentos surge uma indagação: Napoleão Bonaparte foi um herói ou um vilão?! Procure chegar a alguma conclusão. Até mais.

Nenhum comentário: