quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Antigo Egito, "uma dádiva do Nilo"

(Maquete em dobradura reciclável produzida por Wendel Confere Tavares do 6ºanoII/2014 representando as pirâmides e esfinges egípcias)

A sociedade egícia começou a se formar a aproximadamente 5.000 anos atrás numa região africana à beira do rio Nilo, ali madeira e minérios são raríssimos, o ar é seco, o dia é quente e a noite muito fria, mas depois da enchente das águas as terras recebem muito humo e se tornam altamente férteis tornando possível a prática da agricultura. O deserto em sua volta serviu como barreira contra invasões de outros povos.

O Egito era dividido em dois Nomos (grupos políticos) que hoje conhecemos por Alto Egito e Baixo Egito, esses dois grupos foram unidos por volta de 3.000 a.C por Menés, o primeiro faraó da história, era o início de uma sociedade que deslumbra o mundo até os dias de hoje com suas construções monumentais e arquitetura desafiante.

A sociedade:
A organização social era bastante rígida, raramente alguém conseguia se tornar mais importante, a única chance de melhorar a condição social era tornando-se soldado ou escriba. Observe a hierarquia egípcia em escala decrescente:
  • Faraó: era o rei do Egito encarregado de administrar a população, podia ter várias esposas e seu poder era transmitido de pai para filho (hereditário). O povo acreditava que os faraós eram descendentes do Deus Sol e podiam ser reis ou rainhas;
  • Vizir: era um ajudante importante do faraó;
  • Sacerdotes: se ocupavam dos serviços religiosos e detinham muitas terras;
  • Escribas: responsáveis pelos registros escritos;
  • Exército: nomeados para a proteção das terras;
  • Artesãos: produziam artefatos e recebiam alimentos e vestimentas em troca;
  • Camponeses: tinham que ceder parte de sua produção para os faraós e/ou donos das terras, durante as épocas de cheias eles eram encarregados de algumas obras públicas;
  • Escravos: obtidos em guerra, podiam ter casa e família.
A religião:
Os egípcios eram politeístas, ou seja, adoravam diversos deuses diferentes, esses deuses eram ligados aos fenômenos naturais e suas imagens tinham características humanas e animais. Cada cidade seguia uma divindade e construía um templo para ela. As pessoas costumavam oferecer presentes como bebidas, comidas e festas para agradar os deuses, o mais adorado deles era o Deus Sol conhecido como Rá, Amon ou Aton. Acreditava-se que o conhecimento humano era ofertado pelos deuses.

A escrita:
Os sacerdotes egípcios desenvolveram um sistema muito complexo de escrita, por esse motivo pouquíssimas pessoas conseguiam dominar a arte de ler e escrever (escribas). Todos os funcionários do rei, sacerdotes e generais tinham que aprender. Esses símbolos foram difíceis de traduzir, até mesmo porque existiam três tipos de escrita diferentes:
  • Escrita complexa: os hieróglifos (sinais) representavam idéias e sons, eram gravados em madeira, pedra ou metal;
  • Escrita hierática: os hieróglifos eram mais simples e desenhados em papiro ou madeira com o uso de um pincel;
  • Escrita demótica: uma escrita mais simples.
O trabalho:
Cada pessoa tinha sua função, mas o povo era constituído basicamente por camponeses que utilizavam foices e arados no campo, construíam celeiros para guardar a produção, montavam canais de irrigação, reservatórios de água e diques de proteção para preservar as casas durante as cheias do rio Nilo.

A morte:
Os egípcios acreditavam na vida após a morte, para eles, o  falecido seguia para o Tribunal de Osíris com seu Livro dos Mortos aonde seria julgado. Se o Deus da Morte inocentasse a alma a pessoa retornaria a vida, por isso os corpos deviam ser preservados, aí começa o hábito da mumificação:
  • Primeiramente o cérebro e os órgãos (exceto o coração) eram retirados e colocados em pequenos vasos com um liquido conservante;
  • Em seguida o corpo era desidratado com natrão;
  • Depois o defunto era preenchido com pano, areia e argila;
  • O corpo seguia para o embalsamento com mirra, canela, óleo de cedro, vinho de palma e outras resinas;
  • Por último o cadáver era enfaixado com linho e coberto com goma;
  • Dalí recebia as roupas e enfeites e era depositado no sarcófago;
  • Os túmulos variavam conforme a classe social do falecido, iam desde escavações em rochas, passando por mastabas até as monumentais pirâmides.
As principais invenções:
O povo do Egito inventou diversas coisas, entre elas merecem destaque: a maquiagem, a cerveja, o papiro, as pirâmides, as esfinges, os obeliscos, as cirurgias oculares, as amputações médicas, os analgésicos, a mumificação além de escolas de medicina. Assista aos vídeos abaixo para maiores detalhes:


Nenhum comentário: