segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Independência do Brasil

A Independência de nosso país foi um momento bastante complexo que não deve ser considerado um simples ato heroico de Dom Pedro, muito menos uma concessão benevolente de Portugal, por isso é necessário observar todos os lados da questão para confirmar que nossa separação do reino português decorreu basicamente da falta de alternativas naquele momento histórico, acompanhe os acontecimentos:


A colônia estava descontente:
No final do século XVII e ao longo do XVIII surgiram diversos conflitos no Brasil. Algumas regiões estavam descontentes com o controle que os portugueses mantinham sobre o comércio e os altos cargos administrativos, para piorar a situação a vinda da família real portuguesa fez com que os impostos fossem às alturas para conseguir sustentar as 10.000 pessoas da corte que não trabalhavam, aí começaram alguns movimentos:
  1. A Revolta de Beckman;
  2. A Guerra dos Mascates;
  3. A Guerra dos Emboadas;
  4. A Revolta de Vila Rica;
  5. A Conjuração Mineira;
  6. A Conjuração Baiana;
  7. A Revolução Pernambucana;
Confira a vídeo aula que segue para conhecer um pouco cada um desses 7 movimentos e compreender como eles colaboraram com o processo de independência do Brasil:


Os quatro primeiros movimentos pretendiam mudar alguns aspectos da colonização enquanto que os três últimos eram mais radicais e pretendiam colocar um fim definitivo no sistema colonial, mas em geral todos eles expressavam o descontentamento com relação à Portugal, por outro lado a metrópole também não estava feliz, vejamos por quê:


Portugal estava descontente:
Em agosto de 1820 alguns comerciantes, juristas e militares portugueses iniciaram a Revolução Liberal de 1820. Uma junta provisória elegeu deputados para o Parlamento (As Cortes) porque eles estavam revoltados com o descaso de Dom João VI com seu povo, queriam uma nova Constituição e eram contra a monarquia absoluta, a presença dos militares ingleses nas terras lusitanas, a permanência da corte no Brasil e a abertura dos portos brasileiros, em resumo, queriam que nosso país retornasse ao posto de simples colônia.
Em abril de 1821 Dom João VI decidiu retornar para Portugal para acalmar os ânimos, esvaziou os cofres do Banco do Brasil e deixou seu filho governando nosso país, então aos 24 anos de idade Dom Pedro I era o novo príncipe regente.


O movimento de independência:
As cortes não aceitaram que Dom Pedro continuasse no Brasil e insistiam em enviar cartas e tropas exigindo seu regresso as terras portuguesas. Por outro lado a elite brasileira pedia para ele permanecer aqui embora existisse divergências de pensamento que levaram a formação de três grupos políticos:
  1. Partido português: queria recolonizar o Brasil;
  2. Partido brasileiro: queria a independência brasileira com um governo de Dom Pedro;
  3. Liberais Radicais: queriam a independência com a organização de uma república;
Em 09 de janeiro de 1822 após sofrer muita pressão Dom Pedro declarou que não retornaria a Portugal, foi o Dia do Fico. Meses depois, em 07 de setembro de 1822 após sofrer diversas ameaças ele decidiu proclamar a Independência do Brasil nas margens do rio Ipiranga enquanto retornava de uma viagem á Santos. No dia 01 de dezembro de 1822 ele foi, enfim, coroado imperador brasileiro.


A Guerra de Independência brasileira:
Essa parte de nossa independência raramente é citada nos livros didáticos, infelizmente. Os materiais escolares insistem em menosprezar esse momento porque não alcançou grande repercussão e causou poucas mortes, mas o fato é que nossa independência não foi um movimento tão pacífico quanto imaginamos. Nas províncias do Pará, Ceará, Maranhão, Bahia e Cisplatina (hoje Uruguai) alguns militares e comerciantes resistiram ao grito de "Independência ou Morte" e travaram batalhas contra o exército nacional até 1823 quando foram definitivamente vencidas pelas tropas do imperador.


A Compra da Independência brasileira:
Se declarar a liberdade de um povo dependesse unicamente de uma atitude poética como o grito de Dom Pedro sobre o cavalo será mesmo que ninguém teria tentado isso antes?! É necessário reconhecermos que existiu um jogo alto de dinheiro por trás da aceitação portuguesa. O país europeu só reconheceu nossa independência depois de pagarmos uma multa de 2.000.000 de libras esterlinas, dinheiro aliás, que não possuíamos e foi pego emprestado dos cofres britânicos. Esse valor foi a condição para aceitarem nossa ruptura definitiva de maneira tão amigável.


Depois de conhecer esses detalhes você continua acreditando em tudo que aprendeu nos bancos escolares?Que tal procurar se informar melhor sobre esse e outros assunto que nos foram transmitidos como verdades incontestáveis? Afinal esse é o dever de cada cidadão. Pense nisso. Informe-se.

Nenhum comentário: