terça-feira, 26 de junho de 2012

Persas, os conquistadores

(Imagem de Persépolis, ruínas da civilização persa)

Os persas iniciaram sua formação a aproximadamente 1.500 a.C na região do planalto do Irã, eles sobreviviam basicamente da agricultura e da criação de animais, sobretudo de gado. Anos depois, em meados de 550 a.C, Ciro uniu os persas aos medos iniciando o Império Persa, era o principio de uma historia de muitas conquistas de terras e dominação de outros povos.

O povo persa desenvolveu demais suas habilidades militares, sobretudo, as de arco e flecha. Seus arqueiros velozes e certeiros causavam muito medo por onde passavam colaborando para expandir o império por várias regiões, eles ficaram conhecidos como "os imortais" devido a sua técnica de guerra, sempre que um arqueiro era ferido outro tomava o seu lugar imediatamente causando a impressão de que não morriam.

Os povos dominados não tinham muito do que reclamar, porque, apesar de tudo, os persas não eram agressivos nem maldosos, pelo contrário, eles respeitavam a cultura e as tradições das sociedades que invadiam. Cada região tomada era chamada de satrapia, ao todo os persas mantiveram 20 satrapias por onde moraram em média 10.000.000 de pessoas.

Governar terras distantes assim não era nada fácil e exigia muita atenção por isso os imperadores costumavam viajar bastante, ocupavam vários palácios, encarregavam um sátrapa para auxiliar na organização e vigiar o povo, utilizavam balsas para carregar bastantes mercadorias e criaram diversas estradas para facilitar a movimentação dos cavalos.

As estradas persas eram muito longas e contavam com vários postos de abastecimento onde os viajantes podiam descansar, se alimentar e trocar os animais cansados por outros descansados agilizando as viagens. Geralmente cada cavalo percorria 300 km por dia. Essa organização nas estradas deu origem ao sistema de correio encurtando as distâncias entre as satrapias facilitando a comunicação e a troca de produtos.

O contato intenso com povos distantes e a constante troca comercial fez aumentar a produção artesanal persa e despertou a necessidade de criar o dinheiro, assim os persas inventaram as primeiras moedas do mundo, elas eram feitas em ouro e foram chamadas de Daricos em homenagem ao imperador que teve essa ideia: Dário, o terceiro governante persa.

Juntos os três primeiros imperadores persas, Ciro, Cambises e Dario conquistaram povos grandiosos como os mesopotâmicos, os egípcios, os fenícios, entre outros. O hábito de respeitar a cultura dos dominados levou-os a adotar diversos deuses dessas sociedades que conquistavam por isso o politeísmo persa era muito vasto até que por volta de VII a.C Zoroastro criou uma nova religião, o Zoroatrismo pregava a luta eterna entre o bem (Ormuz) e o mal (Arimã) acreditando que o bem venceria no juízo final.

Suas tentativas de invadir terras sempre funcionavam, exceto quando eles se depararam com a Grécia em 490 a.C. Na primeira tentativa: a Batalha de Maratona já foram vencidos e continuaram tentando por aproximadamente 41 anos. Esse período de lutas contra os gregos entre 490 e 449 a.C é chamado de Guerras Médicas e eles nunca conseguiram vencê-los.

Em 424 a.C o último imperador morre sem deixar filhos para assumir o governo por causa disso muitas pessoas começam a disputar o império e acabam enfraquecendo a estrutura persa. Desorganizados, por volta de 330 a.C, foram invadidos e dominados por Alexandre, o Grande da Mesopotâmia. E assim termina a história desse povo guerreiro e determinado. Para mais informações assista aos vídeos abaixo, divirta-se e até mais!



Nenhum comentário: