sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fenícios, os navegadores

(Barco birreme: invenção fenícia reproduzida em maquete pelo aluno Richard Prestes da Silva do 6ºanoI/2014)

Esse povo surgiu há aproximadamente 4.000 anos atrás na região do Líbano e da Síria. Ocupavam uma faixa estreita de terras entre o litoral e uma cadeia montanhosa, a geografia era acentuada por um clima árido e seco compondo uma região ruim para a prática da agricultura e criação de animais. Por outro lado suas águas eram muito favoráveis à navegação e por esse motivo em 1.400 a.C eram os melhores navegadores da antiguidade ao ponto de serem contratados por outros povos.

Tal habilidade nas águas propiciou a exploração de outras terras e deu origem às colônias comerciais em diversas regiões, os chamados Empórios. Enquanto exportavam para o Egito e Babilônia entre outros lugares, eles importavam produtos como perfumes, cavalos e cereais. Essa rede comercial acabou gerando disputas entre as cidades e a navegação acabou sendo utilizada para fins criminosos como a pirataria que assombrava os navios que cruzavam o caminho das embarcações fenícias, os gregos que o digam, tinham verdadeiro pavor dos navios birremes de cedro com até 70 metros de comprimento da Fenícia.

Para manter esse comércio efervescente acabaram se transformando em ótimos artesãos, eram excelentes na arte de moldar metais, produziam tecidos belíssimos, criaram um material valioso: o vidro e foram os únicos do mundo antigo a produzir o corante vermelho, muito desejado, extraíam essa cor do múrice, um molusco marinho e esse tom avermelhado tão significativo originou o nome desse povo: fenício quer dizer roxo-púrpura, entretanto, sua maior criação foi sem dúvida alguma o alfabeto de 22 consoantes que originou os que utilizamos hoje, o curioso é que escreviam da direita para a esquerda.

A sociedade se organizava em Cidades-Estado independentes umas das outras chefiadas por um rei hereditário auxiliado por uma Assembleia. As pessoas mais influentes abaixo do rei eram seus funcionários e os sacerdotes, depois vinham os comerciantes marítimos, os donos das oficinas de artesanato e os negociantes de escravos. A parte mais humilde da população eram os pequenos proprietários e os trabalhadores livres abaixo deles existiam somente os escravos domésticos. Essas pessoas eram politeístas, cada cidade tinha seus deuses relacionados à natureza e às necessidades, faziam sacrifícios para agradar essas divindades, incluindo até oferendas humanas, El era o principal deus considerado o pai dos deuses.

As terras em que os fenícios viviam faziam a ligação entre o continente asiático e o africano, logo eram muito valiosas e por isso disputadíssimas. Eles venceram diversas invasões, mas não conseguiram superar as forças romanas em II a. C e assim a história dos grandes navegadores comerciantes da antiguidade foi interrompida. Espero que você tenha gostado desse post. Para mais informações assista ao vídeo indicado abaixo, até mais!


Nenhum comentário: