sábado, 7 de março de 2009

A educação da antigüidade até os dias atuais

As mudanças na sociedade não se deram isoladamente, e dentre este contexto foram acompanhadas por várias modificações, inclusive na área educativa.

Dentre nossas três primeiras aulas da disciplina Processos de Ensino e Aprendizagem podemos perceber claramente esta questão sendo que várias concepções educacionais foram abordadas em conjunto com seus idealizadores e contextos.

Primeiramente observamos a questão inatista que pregava que as respostas já estavam no sujeito, que as verdades estavam prontas e acabadas, que cabia a cada um alcançá-la dentro de si próprio, assim como afirmava Sócrates.

No medieval foi o dualismo corpo e alma que se fez presente, sendo explanado, sobretudo por Santo Agostinho e São Tomás de Aquino que defendiam que o conhecimento provinha da força divina.

Logo após surgem os empiristas representados em grande parte por John Locke com a máxima de que a educação só se dá de forma experimental. Neste mesmo ponto há ainda os Racionalistas (inatista no período moderno) como Descartes que vêm defender o uso do pensamento como meio de alcançar a verdade.

Após estes períodos onde a Teoria inatista (verdades estão no sujeito) e Teoria Behaviorista (verdades provém da experiência) foram amplamente discutidas surge então a ciência cognitiva tentando a partir das duas primeiras estudar a mente humana buscando estabelecer definitivamente a origem do conhecimento postulando que o desenvolvimento antecede a aprendizagem, palavras de Piaget.

Esta concepção encontra se ainda hoje em nossa estrutura educacional. Chegamos então ao fim de nosso primeiro ciclo em busca das raízes do conhecimento.

Um comentário:

Anderson Sartori (Ander) disse...

Oi Janaina

Faz tempo que não temos novas postagens....