domingo, 1 de março de 2009

Conceitos correspondem a realidade de sua época

O fundamental neste ponto é o fato de que naquela época primordial onde as bases de uma sociedade "instável" se davam sobre a religião é lógico que a explicação sobre o que era vivenciado iria provir de esclarecimentos de cunho religioso, logo surgem os mitos, explicações sobre o mundo baseados em figuras mitológicas (deuses, deusas...).

Fica claro então que cada época forma suas verdades sobre o passado de acordo com o que está acontecendo no presente.

As narrativas entram então como uma válvula de escape, a fim de eternizar aquilo que havia acontecido no antigo mundo grego, embora certas vezes fosse feito para sua edição o uso da memória coletiva estas mesmas eram banhadas sobre diversos mitos. Os aedos assumem uma importante função neste ponto por serem os principais transmissores das epopéias, longos poemas sobre feitos heróicos, acredita-se que Homero tenha feito o uso das palavras de alguns deles para produzir suas obras. Agora que se encontrariam no papel estas verdades estariam sujeitas a criticas.

O tempo dentro do contexto dos mitos é atemporal, não assume uma forma certa, ou seja, é incalculável, ignorado. Enquanto que a história preocupasse largamente com o uso adequado da narração junto do tempo em qual tal fato aconteceu. (linha cronológica)

É totalmente repugnante, no entanto que se refira ao mito como mentira, este ato é de uma ignorância absurda. É necessário compreender que no contexto em qual surgiu o mito era a verdade a qual se tinha acesso, as verdades estas nas quais era possível acreditar. As idéias, as ciências, os entendimentos até ali eram tão simples quanto suas explicações mitológicas que devem ser respeitadas como o inicio do raciocínio sobre os fatos, a introdução aos registros históricos.

Tais sociedades aprenderam muito com os mitos de sua época, estes povos deram o impulso necessário para que surgisse a disciplina tão fundamental à atualidade: a história, pois foi neste contato com possíveis verdades que iniciou o ato de registrar o passado. Desta forma chegamos à conclusão óbvia de que os mitos são de suma importância em nossas vidas e merecem todo o respeito atingível ao qual devemos nossa constituição lógica dos fatos.

Nenhum comentário: