segunda-feira, 2 de março de 2009

Sociedades "primitivas" americanas frente aos colonialismo europeu

Primeiramente é preciso definir o que seriam “sociedades primitivas” e compreender o contexto responsável por essa definição. Sociedades primitivas são aquelas assim classificadas por estarem “atrasadas” socialmente e em todos os outros sentidos, politico, intelectual, arquitetonico... No entanto é necessário reconhecer que quem classificou as populações americanas como atrasadas foram os europeus ao desembarcarem em nosso continente. Mas será que eles podem assumir tal função? Acredito que não. Viver e se organizar de uma forma diferente, com padrões e leis diversas não significa propriamente atraso. Mas sim que as diferenças existem e devem ser respeitadas. Logo sugerir que nossos ameríndios eram seres inferiores por este motivo foi um ato de estrema ignorância envolta num intenso eurocentrismo, o qual infelizmente, ainda se encontra muito fixado no pensamento contemporâneo.

Condenaram os indígenas por praticarem muito pouco o trabalho, mas o que eles tinham a ver com isto? A população trabalhava somente para manter suas necessidades fossem elas energéticas, habitacionais, cerimoniais, tanto faz. Mas o que importa é que viviam em paz a sua maneira e com seu hábito de trabalhar somente o quanto fosse necessário. Ironicamente podemos sustentar até mesmo uma pontinha de inveja européia nesta questão trabalhista.

Estes mesmos europeus se encarregaram de menosprezar e exterminar nosso povo nativo por considerá-los como meros animais pelo simples fato de não possuírem Estado. Tamanha foi a ganância européia ao ponto de justificar sua exploração com motivo tão fraco. Ora, do que adiantaria um Estado numa civilização onde o respeito prevalece entre seus membros sendo mantida somente sobre a coesão de um chefe, onde não há excedentes econômicos e nem criminalidade? Infelizmente nosso povo era muito ingênuo e não percebeu o perigo que corria ao recepcionar estas pessoas tão diferentes que vinham do além mar. E se alguns não o bem receberam é porque eram sábios e logo perceberam o que estaria por vir.

O fato é que as barbáries por aqui cometidas foram justificadas por diferenças. Veja você leitor que motivo repugnante. Os europeus naquela época eram os soberanos do espaço devido sua alta tecnologia frente aos demais povos e se aproveitaram disto para manter-se no apogeu, felizmente o quadro não é mais tão individualista, contudo ainda permitimos que nos explorem e saiam rindo de nós, e o intenso aproveitamento sobre nossa fauna e flora é a prova de que precisamos tomar medidas rápidas a fim de nos provarmos definitivamente como uma República independente. Termino meu texto por aqui na espera que alguma, ou por que não dizer, qualquer medida seja tomada por nossas “autoridades”.

Nenhum comentário: