domingo, 1 de março de 2009

História oral em sala de aula


Eu considero o uso da história oral um grande aliado dos professores, sobretudo os de séries iniciais, por ser uma prática que prioriza a simplicidade da narração dos fatos.

Atualmente sua utilização é alvo constante de debates pedagógicos. Eu participei de uma mesa redonda no último Encontro Estadual de História que tinha como tema justamente a História Oral. Abaixo a foto dos professores ministrantes os quais infelizmente não recordo o nome e não estou com o guia de consulta no momento.

(Fonte: arquivo pessoal)



Várias obras foram escritas sobre o assunto e este professor doutor em história, que se encontra de blusa verde na imagem acima, é um dos responsáveis pela revista História Oral que reúne vários artigos exclusivamente sobre isto.


O homem ao seu lado é um pós-graduando também em história que no momento estava apresentando seu TCC feito a partir de relatos orais dos ex-moradores de uma região submersa por uma usina d'água em Criciúma.


O campo histórico permite que esta atividade seja utilizada amplamente na maioria de seus temas, sobretudo, nas questões mais atuais que propiciam histórias vivas dos acontecimentos alvo, como no exemplo do trabalho que acabo de citar.


Eu recomendo sua aplicação em classe levando em consideração que é uma forma bastante cativante de demonstrar os fatos. Pode ser filmada, gravada, ou até mesmo relatada em forma escrita a fim de armazenar os dados por um longo tempo. No entanto, certos cuidados são fundamentais na hora de usar deste método, pois como sabemos, é um relato do acontecido que chega até nós baseado na subjetividade do individuo que a compõe, assim o professor deve alertar seus alunos dos "poréns" de cada versão.

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