domingo, 1 de março de 2009

Filme: O nome da Rosa"

(Fonte: http://cinehaus.files.wordpress.com/2009/01/o-nome-da-rosa.jpg)



Nosso material didático sugere a leitura da obra ou a supervisão do filme. Eu optei pelo mais prático devido a correria de fim de semestre, então assisti ao filme.

A obra deixa bem claro todo o dogmatismo das igrejas da época, sobretudo a proibição da leitura de algumas obras denominadas segundo as autoridades cristãs como proibidas por conter temas polêmicos (dentro do atual contexto) como comédia e amor.

O tiranismo religioso é muito bem representado, as represálias da Santa Inquisição são espostas de uma forma bastante verídica, chegando ao ponto de ser assustador.

Além de todo o contexto proibidor e sistemático das rivais igrejas ortodoxas e franciscanas o cotidiano também é explícito, sendo que a ostentação das grandes igrejas contrasta com a imensa miserabilidade da plebe.

O que se encontrava por detrás das cortinas da suposta inocência das igrejas é muito bem desvendado e dentre esta questão podemos então perceber todas as falcatruas e manipulções religiosas sobre todos os ramos da sociedade medieval.

Quero então reforçar a sugestão do livro didático, ressaltando que ao menos a mim foi maravilhoso contemplar esta obra. Adorei.

Assista ou até mesmo leia se possível!

Nenhum comentário: