domingo, 1 de março de 2009

Disciplina, fator essencial a qualquer relação humana.

É impossível negar a importância da disciplina nas relações sociais, é como negar a existência da imprudência, ou seja, algo infundado. Atualmente os processos entre os indivíduos estão marcados por desavenças e falta de respeito, neste ponto a disciplina é inegavelmente fundamental.

Atuar em sala de aula é um desafio diário e quando seus alunos não possuem o mínimo de disciplina este impasse torna-se algo, por que não dizer, insuportável. Contudo é necessário impor limites a este processo de adequação, pois esta é uma “faca de dois gumes”. As crianças são por sua essência um tanto quanto indomáveis, e isto não é ruim, muito pelo contrário, é esta agitação que os desperta para o mundo, para o novo. Infelizmente, algumas pessoas não percebem esta curiosidade por este ângulo e acabam fazendo uso de medidas enérgicas que são desnecessárias, e que inclusive acabam prejudicando o desenvolvimento infantil. Podemos então destacar que disciplina é fundamental , contanto que, aplicada de forma inteligível.

Como sabemos em pleno século XVIII, durante a Revolução Industrial, onde os direitos humanos começavam a ser pensados assim como as teorias da maquinaria escolar, a disciplina era imposta cruelmente e um erro que cometemos é acreditar que estas são épocas muito longinqüas, basta perguntar a seus pais sobre o canto da sala, a régua de madeira, o ajoelhar no milho e você perceberá que tais práticas absurdas foram extintas a pouquíssimo tempo e sendo realista ao extremo é certo acrescentar que ainda existem em meio a sociedade e que este pensamento ditatorial se encontra presente em ao menos 40% da população.

É necessário que nós educadores não assumamos as responsabilidades sobre a indisciplina dos filhos da sociedade, devemos encontrar maneiras de expor aos pais a importância que eles possuem no processo escolar, assim talvez consigamos desempenhar nosso verdadeiro papel mais facilmente e até mesmo com melhor resultado; e convenhamos que não é tão difícil assim convocar uma reunião escolar e apresentar estes pontos aos pais, tenho certeza que convencê-los é igualmente concebível. Basta que tenhamos a iniciativa, nada mais importante do que tentar.

Nenhum comentário: