sábado, 28 de fevereiro de 2009

As cruzadas medievais e suas conseqüências


As cruzadas tiveram inicio com o grande excedente populacional originado da política do primogênito, sobre a qual somente o primeiro filho de qualquer nobre herdava tudo o que era de seus pai, desta forma os demais herdeiros eram nobres sem terra que em conjunto com pobres desejosos de terras a legar a seus filhos partiam então rumo a conquistas territoriais, formando então as expedições das chamadas cruzadas.

Através destas conquistas oriente e ocidente foram se aproximando ainda mais através das aberturas provocadas por mar e quebra de divisas. Este importante momento marca o início do contato de civilizações (expansão externa) junto com a exploração de áreas menos produtivas (expansão interna).

Ambas as expansões são responsáveis por intensas mudanças nas sociedades medievais, sobretudo na européia:

1. Expansão interna: O contato com pântanos e florestas ocasionou um grande impulso nas invenções tecnológicas que facilitaram a agricultura que por sua vez expandiu-se grandiosamente.

2. Expansão externa: Já a inter-relação com outras etnias facilitou a troca de mercadorias abrindo as portas a novas matérias primas, inicia-se o intercâmbio mercantil. O início da sociedade capitalista dentro do contexto feudal.

As cruzadas foram responsáveis por um rápido avanço cultural e econômico e as mudanças ocasionadas devido elas são inquestionáveis perante sua grandiosa importância a todo o mundo.

Nenhum comentário: