segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Caçadores e coletores; a iniciação da arte rupestre

Assim que o homem adentra o interior de cavernas com o intuito de se proteger dos fenômenos naturais e de possíveis predadores surge também os primeiros registros de desenvolvimento intelectual, a arte rupestre. Entretanto há várias controvérsias quanto a função destes desenhos.

Alguns pesquisadores afirmam que possuíam função prática, como a reprodução de uma realidade a fim de um ensinamento, mas há também aqueles que alegam não passar de simples desenhos infantis. Atualmente descobertas mostram que algumas cavernas possuem desenhos magníficos e datados como sendo um dos primeiros a surgir, o que comprovaria que eram muito mais do que simples expressão de crianças.
(Fonte:http:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj27Mw5sS0dCmOoW7H04_YmdnpiFckEnIQMMEvMeRjHtgsbvD2Em9dfV4oIgkR43-6xVFyNIyfkG9kV5uM-YbEzZ82GCRD9AGFB9gX71kgLsUpbMGktK6ua2_8vpa-VPot1k15bYVfsjTGx/s300/Foto_capa1b_logo.jpg)

Cada um possui sua opinião, já que na história possuímos milhões de fontes comprobatórias suscetíveis a indagações. Eu particularmente acredito que tal arte possuía realmente a função de encaminhar o jovem hominídeo a seu cotidiano caçador e coletor, e inclusive creio que serviam para valorizar o local onde habitavam, apesar de serem nômades. Seria um passatempo com função educacional e também decorativo.

Esta arte está diretamente ligada ao conceito cultura, afinal são registros, e como todos os pertencentes a esta categoria possuem a função de reproduzir as ações cotidianas passadas. Deve se ressaltar neste ponto que nosso país ainda não se deu conta (inteiramente) da importância da preservação dos sítios arqueológicos, mas em contraponto existem iniciativas (não governamentais) muito interessantes como a ABAR (Associação Brasileira de Arte Rupestre). Segue um link onde você pode encontrar maiores informações sobre a história e proposta desta importante fundação: http://www.ab-arterupestre.org.br/associacao.asp .

Nenhum comentário: