segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Filme:O Jardineiro Fiel


A obra acima foi indicada por minha professora Ana Oliveira e será alvo das discussões que seguem.

O filme é muito bem produzido e conta com uma verassidade incrível. Relata muito bem os principais problemas vivenciados pela extensa comunidade miserável africana atualmente como a aids, a fome, a violência, a exploração estrangeira entre outras temáticas.

Ao mesmo tempo mostra também a outra face da moeda, expondo os trabalhos de organizações não governamentais que buscam conter os danos de super potências sobre este povo. Neste contexto entra a tirania empregada sobre aqueles que desejam ajudar os mais necessitados, quaisquer ato desta espécie é contido imediatamente sobre as formas mais repulsivas de contenção.

Entre estes extremos a história é relatada sobre o amor de um casal, história esta que é interrompida no momento em que a esposa humanitária Tesse é morta ao ter seu trabalho em prol da África descoberto, então Justin descobri de uma só vez os segredos profissionais de sua esposa e a máfia empresarial que a assacinou por tentar desvendá-la ao mundo.

Basicamente estes são os pontos culminantes da obra, que sobre meu olhar é bastante fiel, ao menos até onde pude perceber. Lógico que não sou nenhuma grande crítica de renome, mas arriscaria um palpite afirmando que a obra está muito bem fundamentada; lindamente explanada com um trabalho sútil, forte, verídico mas ao mesmo tempo delicado ao exibir as brutalidades.

Apreciei muito a obra, sobretudo porque particularmente não consigo assistir esta espécie de filme até o final devido as cenas extremamente brutas, que neste caso não foi um empasse que me levasse a desistir por possuir passagens amenas da criminalidade. Importante ressaltar que mesmo não apresentando as partes mais drámaticas me levou a tirar todas as conclusões necessárias, e o melhor, sem aquela exposição cruel de cenas horrendas que a meu ver podem e devem ser evitadas, sobretudo quando desejamos trabalhar isto com jovens alunos.

A meu ver é uma ótima indicação, especialmente para trabalhos com séries iniciais.

Um comentário:

Vinicius Marchi disse...

interessante tua critica, gosto de filmes com base nos fatos reais, e sobre a África naum se pode esqueçer de "diamante de sangue" (Verifique a classificação indicativa do filme!) "devido as cenas extremamente brutas" hehehe.
nos meus tempos de aula soh se via "o nome da rosa" muito bacana tbem por sinal....
abraço!